(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas NÃO SE DESCUIDE DO SOFÁ

Higienização de estofados é fundamental para evitar a retenção do coronavírus

Por se encaixar na categoria de materiais porosos, móvel pode absorver gotículas de saliva


postado em 14/04/2020 11:45 / atualizado em 14/04/2020 11:58

(foto: Reprodução/Internet/lsslaveseusofa)
(foto: Reprodução/Internet/lsslaveseusofa)

Peça central em livings e salas de TV, os sofás estão sendo mais desfrutados do que nunca. Eles acompanham o jeito de viver dos moradores. Em época de quarentena, se jogar no móvel é uma ato ainda mais comum. Mas há que se ter atenção quanto à higienização do item, que pode ser um local de retenção do coronavírus. Estofados em geral, como poltronas, sofás e almofadas, tendem a acumular poeira, por isso a limpeza é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Além dos cuidados normais para manter o sofá por mais tempo e otimizar a durabilidade, outras medidas específicas diante da pandemia também devem ser adotadas.

O virologista vinculado ao Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ao CTVacinas/UFMG Flávio da Fonseca diz que as considerações são as mesmas para superfícies de tecidos, incluindo vestuário e tapetes. O sofá se encaixa nessa categoria de materiais porosos, que podem receber gotículas de saliva. No caso do tapete, a atenção deve ser pelo que o sapato pode trazer da rua para dentro de casa - se uma pessoa pisa em algum lugar contaminado, e depois pisa no tapete, em uma situação infeliz em que o patógeno consiga sobreviver até a chegada no lar.

Para o sofá, a lógica é parecida, como explica o virologista: uma pessoa que vem contaminada da rua, não está usando máscara, senta no sofá, começa a conversar, e daí elimina as gotas de saliva. "Se são partículas infecciosas com o vírus, podem se depositar no sofá e serem absorvidas, principalmente se o sofá não for impermeabilizado, e ali ficam protegidas. Ainda que não se mantenham assim por muito tempo, alguém que encosta no sofá e depois coça olho, boca ou nariz, pode contrair a infecção. É um cenário mais possível de ocorrer que o caso dos tapetes. Tudo é uma questão de pequenas probabilidades, mas existem e devem ser consideradas", pondera o especialista.

O ideal é que uma limpeza completa do sofá seja realizada periodicamente, mas essa não é uma realidade para muita gente. O indicado é passar um pano com detergente, ou outros produtos saponáceos e desinfetantes, com atenção para o tipo de matéria-prima do sofá, para não haver danos. Uma vez ao dia essa forma de limpeza é suficiente.

ASPIRADOR DE PÓ

Por não ter, muitas vezes, sujidade aparente, é comum que as pessoas não atentem para o cuidado quanto à limpeza correta dos sofás. É o que explica a gerente da Apn Clean, empresa especializada em limpeza e manutenção de sofás, colchões, cadeiras, carpetes, cortinas, persianas e tapetes, em Belo Horizonte, Juliana Bárbara Machado. "O recomendado é que seja utilizado o aspirador de pó ou uma escova de cerdas macias para tirar a poeira semanal, a fim de evitar o acúmulo e a formação de grumos (junção de poeira e umidade, que pode ser de origem corporal ou por derramamento de líquidos)", ensina.

Existem modelos de estofado com capas removíveis e, nesses casos, a lavagem é suficiente com água e sabão. "Mesmo assim, não dispense a limpeza profissional anual, já que as espumas e estrutura também devem ser higienizadas, e não esqueça a manutenção periódica", pontua Juliana.

O mercado dispõe de produtos específicos para limpeza de estofados que podem facilitar na manutenção, mas por esses meios a higienização é superficial, esclarece Juliana. "Não recomendo o uso de misturas caseiras, que podem danificar o estofado e até mesmo causar danos à saúde - são compostos químicos que podem agredir a pele, por exemplo."

Juliana reforça que, além da higiene pessoal, a higienização do ambiente é essencial para manter a saúde de toda família. "O sofá, se limpo de forma adequada, é uma superfície a menos para preservar o coronavírus vivo. Já sabemos que o vírus sobrevive por horas e até dias em superfícies porosas, e o tecido é uma dessas superfícies." Segundo ela, uma dica é não assentar no sofá, em camas e cadeiras quando chegar em casa - antes, tire a roupa e coloque para lavar.

Por se tratar de um item que não se troca frequentemente, o cuidado com a manutenção do sofá é ponto chave para aumentar sua vida útil, aponta Gisele Leal, proprietária da Sierra Móveis Gabriel, empresa com expertise em sofás. Nesse período de recolhimento, é essencial ter atenção ao móvel, que certamente segue com uma utilização acima da média na rotina em casa.

Além da limpeza pelo menos uma vez por semana, ensina Gisele, outro processo é a hidratação, que pode ser realizada a cada três meses, preferencialmente por profissionais especializados. A impermeabilização é mais um fator importante para impedir que líquidos e sujeiras penetrem no tecido do sofá. Se feitas por pessoas capacitadas, podem durar até três anos se a manutenção preventiva continuar sendo feita.

Em sofás de tecidos é possível utilizar, além do pano levemente umedecido, um pouco de detergente neutro em uma escova de cerdas macias. Já nos modelos de couro ou courino, recomenda-se a limpeza do dia a dia com um espanador ou uma flanela macia para não riscar ou manchar a superfície. Todavia, em nenhuma matéria-prima deve-se aplicar produtos químicos ou abrasivos como cloro, alvejantes ou limpadores multiuso, para evitar o desgaste das fibras, como explica a profissional.

Dicas para eliminar vírus e bactérias

- Uma limpeza boa nos sofás é fundamental para uma faxina completa na sala

- Comece retirando as capas das almofadas para lavar

- Em seguida, elimine ácaros e poeira usando um aspirador que alcance todos os cantinhos mais difíceis

- Em caso de manchas, alguns profissionais indicam a utilização de misturas caseiras como água, vinagre branco, bicarbonato e detergente neutro, por exemplo. Mas atenção para produtos que podem danificar o sofá

- A mistura deve ser usada com a ajuda de um borrifador e aplicada diretamente na mancha

- Para retirar o excesso, use um pano úmido e em seguida, seque o tecido com um pano seco e limpo

- Outra dica especial para o sofá, principalmente de cor clara, é realizar a impermeabilização

- No caso de sofás de couro, para conservar e evitar rachaduras, aplique vaselina ou silicone líquido com uma flanela em sua superfície

- A limpeza do sofá evita a proliferação de bactérias e outros microrganismos que podem surgir com a poeira acumulada

- As poltronas e sofás devem passar por uma higienização completa, pelo menos, uma vez ao ano

- Nos cuidados diários, é indicado utilizar o aspirador de pó uma vez por mês para a manutenção

- Capas das almofadas podem ser lavadas a cada dois meses

- Se houver pets em casa, deve-se usar o aspirador de pó duas vezes por semana, por conta do acúmulo de pelos, também nos tapetes


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)