A execução de tarefas físicas depois dos 60 anos é de extrema importância por prevenir e ajudar no combate de várias doenças. Apesar disso, em meio à pandemia do novo coronavírus e ao isolamento social, a prática de atividades entre os idosos, grupo de risco da doença, tem sido colocada em segundo plano.
Leia Mais
Coronavírus e atividade física: idosos devem se movimentar mesmo em isolamento domésticoEstudo da Faculdade de Medicina da UFMG identifica, pela primeira vez, superidosos no BrasilPets idosos também precisam de um larABP treina profissionais para identificar e tratar tendências suicidasDe acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que a população de pessoas acima dos 60 anos dobre de tamanho até 2042. O IBGE prevê que, até 2031, o número de idosos supere o número de crianças de 0 a 14 anos pela primeira vez.
Por isso, a CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos), que realiza um curso de cuidador de idosos, fez uma lista com 5 motivos para mexer o corpo nessa quarentena.
- Fortalecer músculos
Segundo uma pesquisa da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), pelo menos 30% dos idosos têm uma queda ao ano e, 20% das mortes são em decorrentes ou agravadas por quedas e/ou fraturas. Fazer exercícios, melhora a força muscular, diminuindo o risco de quedas.
- Combater doenças que são comuns na velhice
A prática exercícios acima dos 60 anos, ajuda no combate de doenças como hipertensão, derrame, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade, depressão, problemas no coração e pulmões. Também reduz o uso de remédios porque melhora a sensação de bem-estar, reduzindo as dores. - Fortalecer o sistema imunológico
Ao envelhecer diversas células param de se regenerar. A produção de células sanguíneas, de defesa e a absorção da vitamina D fazem com que o nosso sistema imunológico precise ser muito forte para que não sejamos acometidos por doenças. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 80% das mortes de pneumonia são em idosos, e mesmo que o Brasil tenha um calendário de vacinação gratuita para a gripe, ela ainda causa mais de mil mortes anualmente. - Evitar a depressão
Diante das rotinas cada vez mais agitadas e o aumento da expectativa de vida, os idosos têm ficado cada vez mais só, alguns psicólogos e psiquiatras relatam o aumento da depressão e da ansiedade em idosos, o que muitas vezes pode até ser diagnosticado como um princípio de alguma doença degenerativa. Praticar atividades físicas, propaga o contato com as demais pessoas, sendo da mesma idade ou não, diminuindo o isolamento social e a melancolia por estar só.
- Busar a felicidade
Há vários estudos que comprovam que a prática de exercícios físicos libera neurotransmissores da felicidade, bem-estar e prazer aumentando assim a autoestima, a confiança e a aceitação da imagem que o idoso possui de si mesmo, trazendo bem-estar geral. Em decorrência da prática de esportes as melhorias são visíveis, e perpetuam por mais tempo a independência e o bem-viver das pessoas com mais de 60 anos.
COVID-19
Durante a pandemia, todos devem estar mais atentos aos cuidados do dia a dia. Apesar disso, algumas pessoas apresentam condições mais favoráveis de agravamento da doença.
Por isso, a execusão de exercícios físicos é de extrema importância. Além de ajudar na saúde mental dos pacientes, a prática de atividades diárias previne a doença.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.