O Hospital São Lucas (HSL), uma das unidades assistenciais do Grupo Santa Casa BH, comemora, neste mês, 98 anos de existência. Fundando em 1922, o hospital, o primeiro do sistema particular de saúde na capital mineira, foi construído, a princípio, para tratar casos de tuberculose.
Porém, posteriormente, a instituição se tornou referência, também, em demais atendimentos, como oncologia pediátrica e diagnóstico de epilepsia, feito por meio do exame de videoeletroencefalografia.
Porém, posteriormente, a instituição se tornou referência, também, em demais atendimentos, como oncologia pediátrica e diagnóstico de epilepsia, feito por meio do exame de videoeletroencefalografia.
Atualmente, o Hospital São Lucas conta com 197 leitos, centro cirúrgico e pronto atendimento, tanto pediátrico quanto adulto. "Em meio à constante transformação, a instituição tem se modernizado e agregado em tecnologia, a fim de otimizar a assistência prestada", diz o diretor técnico e superintendente assistencial do hospital, Miguel Farage.
“Especialmente no último ano, passamos por várias mudanças, entre elas a modernização do parque tecnológico e da estrutura física, aliada à melhoria constante dos processos assistenciais. O apoio da alta direção, dos funcionários do HSL e dos setores corporativos do Grupo Santa Casa BH está sendo fundamental nesta nova fase do São Lucas. Agradeço o empenho e a dedicação de todos”, declara Miguel Farage.
No entanto, Miguel destaca que, apesar de o Hospital São Lucas continuar buscando novas tecnologias, uma característica não será perdida: a humanização.
“O mercado de saúde está cada vez mais tecnológico. Queremos continuar sendo tecnológicos. Mas sem perder, de forma alguma, a humanização do atendimento, porque essa é a marca do São Lucas e do Grupo Santa Casa. E entendemos que nada substitui a mão do médico e o acolhimento ao paciente. Queremos ser modernos e somos, mas sem perder a identidade de humanização.”
“O mercado de saúde está cada vez mais tecnológico. Queremos continuar sendo tecnológicos. Mas sem perder, de forma alguma, a humanização do atendimento, porque essa é a marca do São Lucas e do Grupo Santa Casa. E entendemos que nada substitui a mão do médico e o acolhimento ao paciente. Queremos ser modernos e somos, mas sem perder a identidade de humanização.”
O diretor técnico agradece e frisa a mesclagem da história do hospital com a de todos os médicos que por lá passaram. E, inclusive com a sua, que há trinta anos trabalha no hospital, desde que se tornou apto para exercer a função. Agora, em outro cargo, o compromisso se mantém.
“Sou médico no Hospital São Lucas desde que me formei. E, agora, sou diretor técnico. É um desafio muito grande, porque o mercado é bastante competitivo, com uma rede hospitalar grande. E, nesse período, eu tive a missão de reposicionar o São Lucas no mercado, o que tem me dado bastante satisfação. Temos tido muitas conquistas e aumentado o nosso número de operadores trabalhando no hospital. Tem sido bastante gratificante”, conta.
Data memorável em meio à pandemia
O Hospital São Lucas comemora seus 98 anos em meio à pandemia de COVID-19. Um momento caracterizado por Miguel, diretor técnico da instituição, como extremamente difícil. Porém, apesar disso, o especialista ressalta o trabalho realizado pela equipe médica neste momento.
“Conseguimos trabalhar bem e com muita eficiência. Destinamos um andar inteiro para tratar, isoladamente, os casos de infecção pelo novo coronavírus. Dessa forma, todos os pacientes foram destinados a leitos isolados e, assim, conseguimos fazer um bom controle da doença.”
Novidade
Recentemente, o Hospital São Lucas inaugurou a Clínica “São Lucas Para Todos”, o que propiciou a ampliando dos serviços particulares prestados, com a realização de cirurgias eletivas, as consideradas não urgentes. Com cuidados cirúrgicos e um corpo clínico composto por especialistas, a novidade oferece à população novos serviços como cirurgia geral, cirurgia bariátrica, cirurgia pediátrica, ortopedia, urologia e ginecologia.
*Estagiária sob supervisão da editora Teresa Caram