A Paróquia Bom Jesus do Vale, localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promoverá, no dia 31 de outubro, um seminário para debater os desafios e as oportunidades da família contemporânea. O evento será realizado em formato presencial, com capacidade máxima para 180 pessoas.
Leia Mais
Coronavírus: com as crianças mais tempo em casa, pais devem redobrar atenção para evitar acidentesDe olho no exemplo dos paisFamília em quarentena: é preciso viver um dia de cada vezRicardo Guimarães será nomeado chanceler da faculdade FasehOs temas a serem tratados durante o seminário serão discorridos por profissionais, sejam eles psicólogos, psiquiatras ou com experiência no ramo. “Priorizamos esse contato entre pessoas que podem ajudar e esclarecer os desafios nas famílias, principalmente em um tempo no qual as crianças estão frustradas e passando mais tempo em casa, ao mesmo passo em que os pais precisam estar mais presentes no que tange às atividades desenvolvidas por elas”, justifica o padre e organizador do evento Alexandre Fernandes.
A iniciativa, que compreende uma série de seminários com a temática família desde o ano passado (2019), conta como uma novidade nesta edição: com um olhar amoroso para as mães divorciadas, a maternidade e o amor próprio serão tema de uma das discussões.
Além disso, desafios sobre como criar um filho na era digital ou educá-lo no mundo atual serão levantados e discutidos. Aspectos de saúde mental e espiritualidade também nortearão os assuntos do dia de reflexão sobre família.
Além disso, desafios sobre como criar um filho na era digital ou educá-lo no mundo atual serão levantados e discutidos. Aspectos de saúde mental e espiritualidade também nortearão os assuntos do dia de reflexão sobre família.
Durante o evento, padre Alexandre Fernandes, Moninha Quintero, Filó, Patrícia Ragone, Rodrigo Carneiro, Belizário, Elena Sabino, Leticia Renna, Julia Lobo, Erica Brito e Camila Sousa se reunirão com o público para discutir a questão dos limites com crianças e jovens.
RELEVÂNCIA
"A sociedade pós-moderna tem enfrentado mudanças múltiplas e desestruturantes. A crise entre os papéis no contexto familiar tem levado os integrantes desse nucleo ao caos. A ausência de referências tem gerado medos, inseguranças e condutas dispares. Neste contexto desfavorável, a família, principalmente cristã, tem sofrido com os constantes desafios que, por vezes, tentam romper com as estruturas milenares. Para muitos, as perspectivas são desmotivadoras, mas há possibilidades de uma retomada e reestruturação", argumenta padre Alexandre sobre a relevância do evento.
O padre destaca, ainda, a importância de se falar sobre os desafios familiares, principalmente em um momento, conforme citado por ele, em que os lares deixaram de ser apenas um lugar de sobrevivência para se tornar o local onde tudo acontece. “As pessoas não vão para casa apenas para dormir e se abrigar mais, agora, tudo se faz e vive ali.”
Portanto, agora o lar e a família se misturam. Trabalho, escola e academia, por exemplo, agora se mesclam em um único lugar. "E é preciso saber dividir esse espaço e viver nele em comunhão. Justamente por isso os desafios precisam ser debatidos, para que possam gerar uma reflexão, assim como a oportunidade de todos estarem mais tempo em conjunto”, frisa.
Serviço:
Evento: Seminário sobre os desafios e as oportunidades da família contemporânea
Data e horário: 31 de outubro, das 8h às 18h
Local: Paróquia Bom Jesus do Vale, Avenida Dimas Henrique de Freitas, 378 – Vale do Sereno, Nova Lima
Formato: Presencial
Valor: R$ 100
Onde se inscrever: pelo Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/os-desafios-e-as-oportunidades-da-familia-contemporanea__1024728
*Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram