A Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig) emitiu, nesta segunda-feira (10/5), nota oficial para esclarecer os motivos de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado a não vacinação de gestantes pela vacina da AstraZeneca/Fiocruz.
De acordo com a entidade, a suspensão é provisória até que os efeitos adversos e eventos associados à administração da vacina sejam analisados, estudados e comprovados. Porém, a Sogimig, em nota, lembrou que não houve mudanças em relação à imunização das grávidas com as vacinas Coronavac e Pfizer, dois outros imunizantes contra COVID-19 utilizados no Brasil.
A entidade frisou ainda que “toda gestante deve discutir o uso ou não da vacina com seu médico”.
Leia a nota na íntegra:
Nessa segunda-feira, 10 de maio de 2021, em Nota Técnica, a ANVISA orientou a suspensão da imunização das gestantes para COVID-19, com a vacina do laboratório AstraZeneca.
A suspensão ainda é provisória, até que sejam investigados os efeitos adversos e eventos associados à administração dessa vacina, que no Brasil está sendo produzida em parceira pela Fiocruz.
Não houve mudanças em relação à imunização das gestantes com a utilização das vacinas Coronavac/Instituto Butantã e Pfizer.
Toda gestante deve discutir o uso ou não da vacina com seu médico.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.