A rotina dos profissionais de saúde mudou muito nos últimos meses em razão da pandemia de COVID-19. Nesse cenário, a enfermagem, responsável pelo tratamento de diálise de pacientes renais crônicos e, também, daqueles que sofreram quadros de insuficiência e/ou falência renal em decorrência de infecção pelo novo coronavírus, precisou se desdobrar em jornadas de trabalho extensas, e isso não só em hospitais e CTIs COVID.
Isso porque milhares de pacientes renais precisaram, e ainda precisam, manter os tratamentos em dia para ter qualidade de vida, mesmo expostos a contaminação e ao medo. E alguns deles, inclusive, sem a possibilidade de dar continuidade à terapia em domicílio.
Leia Mais
Hospital Socor promove semana de homenagens aos profissionais da enfermagemCoronavírus: profissionais de enfermagem ganham destaqueCampanha 'Valorize a Enfermagem' busca mobilizar brasileirosSemana da Enfermagem: conheça histórias emocionantes destes profissionais Doenças bucais são risco para COVID-19Foram eles os responsáveis por manter os cuidados de pacientes que faziam hemodiálise em clínicas, um tratamento que não pode jamais ser interrompido. Foram eles, também, os responsáveis pelo tratamento de diálise em hospitais, onde a demanda pelo serviço em UTIs foi a maior de todos os tempos com o coronavírus levando à falência súbita dos rins de até 50% dos internados, além dos profissionais que acompanharam pacientes em suas casas para realizar diálise domiciliar.
"Há inúmeros relatos de amor, medo, angústia, força, mas acima de tudo de coragem e fé. Nossas equipes lutaram muito pela vida e são um grande orgulho para todos que precisaram delas.”
É o que afirma Ana Beatriz Barra, nefrologista e diretora médica da Fresenius Medical Care. Regina Alves, gerente nacional de enfermagem da Fórum Mineiro de Enfermagem, concorda. Ela destaca que a enfermagem é presença crucial na manutenção da vida de milhares de pessoas e afirma que o Dia da Enfermagem, comemorado nesta quarta-feira (12/5), deve ser de valorização da categoria.
“A enfermagem está presente no dia a dia dos pacientes, cuidando e proporcionando tratamento de alta qualidade. Fazemos a diferença na vida do paciente, podendo mudar o rumo de sua história, com muita dedicação, cuidado e amor. Celebramos nosso dia com muito orgulho”, diz.
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) concorda. “Parabenizo a enfermagem mineira. Apesar de todas as dificuldades, esses trabalhadores não abandonaram a vocação de salvar vidas. E, sim, a enfermagem de Minas Gerais pode ter certeza de que vamos representá-la e apoiá-la em todos os pleitos justos”, diz.
Ele lembra, ainda, que a enfermagem, em todas as áreas de atuação, tem trabalhando incansavelmente, mesmo com condições de trabalho não ideais.
Ele lembra, ainda, que a enfermagem, em todas as áreas de atuação, tem trabalhando incansavelmente, mesmo com condições de trabalho não ideais.
“A enfermagem tem sido fundamental no combate à pandemia da COVID-19. Assumimos riscos ao estar na linha de frente. Trabalhamos em jornadas exaustivas. Vimos colegas morrerem. Também, vimos colegas adoecerem física e mentalmente por conta da exaustão. Ainda assim, a enfermagem não abandonou a população. E é fundamental em leitos, UTIs e, também, na imunização das pessoas. Mesmo assim, não fomos priorizados. Porém, nos vemos agora com esperança na aprovação do PL 2.564/2020, que cria o piso nacional da enfermagem”, afirma o presidente do Coren-MG.
NO FRONT DA DIÁLISE
Em Minas Gerais e em outros estados do Brasil, os profissionais de enfermagem que atuam no tratamento de pacientes renais crônicos e/ou com sequelas em razão da infecção por COVID-19 relatam o misto de sensações em razão de enfrentar o front para cuidar e salvar vidas na diálise. Veja relatos:
*Estagiária com a supervisão da editora Teresa Caram