A endometriose é uma doença inflamatória que afeta até 10% das mulheres em idade fértil em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Um estudo realizado pela Universidade Simon Fraser, do Canadá, mostrou algumas suposições importantes que relaciona o hormônio testosterona ao desenvolvimento da endometriose.
Leia Mais
O que você precisa saber sobre menstruação e como lidar com a TPMMassagem é uma forma de se amar, ser feliz e relaxarMesmo com avanço da vacinação, variante Delta preocupa infectologistas Na adolescência, meninos vão três vezes menos ao médico do que meninas"A descoberta do estudo vai impactar diretamente na forma de diagnosticar precocemente a doença, já que, atualmente, a identificação costuma ser por volta dos 30 anos de idade. Outra vantagem será o monitoramento do nível de testosterona durante a gravidez, que contribuirá para novas possibilidades de tratamento", explica Helizabet Salomão, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose.
Esses avanços aumentam a possibilidade do diagnóstico e tratamento da doença mais precocemente, evitando que a mulher sofra com as dores intensas e uma possível infertilidade causadas pela endometriose.