Depois de barrar a vacinação de crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades, oMinistério da Saúde voltou atrás na decisão. As idas e vindas do governo brasileiro agravaram ainda mais as dúvidas sobre a imunização desse grupo. Então, fizemos este vídeo PraEntender o que já se sabe na comunidade científica sobre a vacinação de crianças e adolescentes.
Para mais vídeos como este, acesse nosso canal
A recomendação do órgão também era contrária à decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, que em junho, autorizou o uso da vacina da Pfizer para adolescentes a partir dos 12 anos..
O que mostram os dados
Em março foi divulgado um estudo com dois mil voluntários de 12 a 15 anos feito nos Estados Unidos que comprovou 100% de eficácia da vacina da Pfzier nesse grupo. O imunizante é o único com autorização da Anvisa para essa faixa etária.
O Instituto Butantã também pediu autorização para a CoronaVac, mas o pedido foi negado. Segundo a Agência, por falta de dados. A Janssen está conduzindo estudos, autorizados pela Anvisa, para ampliar a indicação de idade da vacina.
Vacinação em outros países
Nos Estados Unidos, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Centers for Disease Control and Prevention, em inglês) recomenda que toda a população a partir de 12 anos deve se imunizar contra a Covid. O imunizante da Pfizer recebeu, em maio, autorização da FDA (agência americana de regulação de drogas) para uso em adolescentes.
E o último relatório do CDC apontou que o número de crianças hospitalizadas com coronavírus foi de 3,4 a 3,7 vezes maior nos estados com menor cobertura de vacinação.
Israel, em maio, também autorizou a expansão etária para a vacinação. Com o crescimento de casos no país associado à variante delta, em junho, as autoridades de saúde recomendaram que todos de 12 a 15 anos se imunizassem contra a Covid.
A União Europeia, em 28 de maio, também aprovou o uso da vacina da Pfizer e, em julho, o da Moderna para a população entre 12 e 15 anos. Na França, 66% dos jovens de 12 a 17 anos foram vacinados com ao menos uma dose, e 52% estão totalmente vacinados.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.