O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) organiza ações para prevenção, diagnóstico e o tratamento precoce da retinopatia diabética. Em Belo Horizonte, o mutirão irá acontecer amanha (6/11), na rua Carangola, 44, Santo Antônio, das 7h às 12h.
A retinopatia diabética é uma doença que afeta a Retina quando a glicose do diabético não está controlada. A doença é considerada uma das principais causas de cegueira evitável. O movimento irá disponibilizar atendimento e palestras, a fim de conscientizar sobre a doença.
Leia Mais
Cientistas desvendam 'sensor' do cérebro que faz humanos ficarem mais altos a cada geraçãoVacina contra HPV: o que dizem resultados 'históricos' de estudo COVID-19: 88% dos vacinados no Brasil pretendem tomar a terceira dose
O Centro Oftalmológico de Minas Gerais e o MG OLHOS com o apoio de patrocinadores e parceiros vai atender pacientes portadores de retinopatia diabética direcionados pela Secretária de Saúde. Das 7h às 12h, serão oferecidos exames oftalmológicos de fundo de olho, retinografias, avaliação do Pé Diabético, avaliação endocrinológica, nutricional e do rim.
De acordo com o CBO, apesar dos números da pandemia apresentarem queda, todas as atividades serão conduzidas observando as orientações preconizadas pelas autoridades sanitárias. Para evitar aglomerações, os atendimentos programados para amanhã (6/11) foram todos previamente agendados.
Prestarão atendimento voluntariamente oftalmologistas do Centro Oftalmológico e MG Olhos, endocrinologistas, ligas das universidades, outros médicos e profissionais da saúde de instituições parceiras.
Mutirão online
No dia 21 de novembro, acontecerá um mutirão on-line com informações sobre a retinopatia diabética. O projeto "24h pelo diabetes" contará com palestras, debates, entrevistas e reportagens, e será transmitido pelo YouTube.
* Estagiária sob supervisão