Parece haver um horário ideal para dormir — entre 22h e 23h — associado a uma melhor saúde do coração, sugerem pesquisadores que analisaram 88 mil voluntários.
A equipe por trás do estudo, conduzido pelo UK Biobank, acredita que a sincronização do sono para corresponder ao nosso relógio biológico interno pode explicar a associação encontrada com um risco reduzido de ataques cardíacos e derrames.
O UK Biobank é um banco de dados biomédico em grande escala, que contém informações genéticas e de saúde detalhadas de meio milhão de pessoas no Reino Unido.
O ritmo natural de 24 horas do corpo é importante para o bem-estar e o estado de alerta. Também pode afetar fatores como a pressão arterial.
- O lado bom dos pesadelos
- Por que sono dos adolescentes é importante para a saúde mental
- Apneia do sono: por que parar de respirar enquanto dorme é tão perigoso
'Coração saudável no longo prazo'
Para chegar a essas descobertas, os pesquisadores coletaram dados sobre os tempos de sono e acordados de voluntários ao longo de sete dias com um dispositivo semelhante a um relógio de pulso.
Leia Mais
Nobel de Medicina vai para descobertas sobre relógio biológicoRelógio biológico faz galo cantar ao amanhecer, revela estudoSono reparador depende do tecido da sua fronhaCondição de risco, diabetes gestacional tem alta prevalência no BrasilCabelo branco está na moda, mas precisa de alguns cuidadosPouco mais de 3 mil adultos desenvolveram doenças cardiovasculares.
Muitos desses casos ocorreram em pessoas que foram para a cama mais tarde ou mais cedo do que o "ideal" das 22h às 23h.
Essa associação permaneceu após o ajuste para duração e irregularidade do sono.
Os pesquisadores tentaram controlar outros fatores conhecidos por afetar o risco cardíaco de uma pessoa, como idade, peso e níveis de colesterol, mas enfatizam que seu estudo não pode provar causa e efeito.O autor do estudo, David Plans, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, disse: "Embora não possamos concluir a causalidade de nosso estudo, os resultados sugerem que o relógio biológico pode ser afetado dependendo da hora em que vamos dormir, com consequências adversas para a saúde cardiovascular".
"O horário mais arriscado é depois da meia-noite, potencialmente porque pode reduzir a probabilidade de ver a luz da manhã, o que zera o relógio biológico."
Regina Giblin, enfermeira cardíaca sênior da ONG British Heart Foundation, disse: "Este grande estudo indica que dormir entre 22h e 23h pode ser o momento ideal para a maioria das pessoas manter o coração saudável no longo prazo".
"No entanto, é importante lembrar que a pesquisa só mostra uma associação e não comprova causa e efeito. Mais pesquisas são necessárias sobre o tempo e a duração do sono como fator de risco para doenças cardíacas e circulatórias."
Dormir o suficiente é importante para nosso bem-estar geral, bem como para nossa saúde cardíaca e circulatória, e a maioria dos adultos deve dormir de sete a nove horas por noite, disse ela.
"Mas o sono não é o único fator que pode afetar a saúde do coração. Também é importante observar seu estilo de vida, como pressão arterial e níveis de colesterol, manter um peso saudável e praticar exercícios regularmente, reduzindo o consumo de sal e álcool, e uma dieta balanceada também pode ajudar a manter o coração saudável."
O estudo foi publicado na revista científica European Heart Journal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!