O Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas atingiu 3 mil cirurgias realizadas pela plataforma robótica nesta semana. A iniciativa, pioneira em Minas Gerais, garante resultados expressivos para o paciente, a partir de procedimentos mais seguros e minimamente invasivos.
A primeira cirurgia foi realizada em setembro de 2016, após a aquisição do Sistema Cirúrgico Robótico Da Vinci. Atualmente, o instituto possui quatro plataformas de cirurgia robótica no estado, e é o maior programa do Brasil, em número de procedimentos realizados, fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo.
A marca das 3 mil cirurgias foi atingida a partir da parceria com quatro hospitais mineiros: Vila da Serra, Felício Rocho, Uberlândia Medical Center e Orizonti. A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora do instituto, disponibiliza os equipamentos robóticos para que essas instituições ofereçam atendimento aos seus pacientes.
Procedimentos
Na cirurgia robótica, o médico utiliza um sistema com visualização tridimensional e alta definição para reproduzir todas as características de uma cirurgia aberta convencional.
Por ser uma técnica minimamente invasiva, possui grandes vantagens para os pacientes e profissionais que realizam o procedimento, como maior conforto, redução da dor, dos sangramentos e do tempo de internação, melhores resultados funcionais, menor risco de infecção hospitalar e diminuição do uso de medicamentos analgésicos.
Veja quantos procedimentos foram realizados em cada especialidade:
- Urologia: 2149
- Cirurgia geral: 423
- Torácica: 198
- Ginecologia: 150
- Coloproctologia: 80
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria