Em Kosovo, um homem de 67 anos descobriu, por meio de um procedimento cirúrgico para corrigir a hérnia, que dentro de uma protuberância de 15 centímetros próxima ao pênis havia um útero, colo do útero, tubas uterinas e um ovário.
O caso raro - publicado por pesquisadores da Universidade de Prishtina na revista científica Urology Case Reports - é conhecido como Síndrome do Ducto Mulleriano Persistente (PDMS), quando pessoas com pênis também desenvolvem órgãos reprodutivos femininos.
Leia Mais
Como fome vivida no útero e na infância prejudica o corpo por décadasPesquisa: vacina contra o HPV reduz câncer do colo do útero em quase 90%Gravidez e câncer de colo de útero, e agora?Hospital de Itajubá realiza 1º transplante de medula óssea do Sul de MinasEssa condição acontece quando o início do útero, conhecido como ducto Mulleriano, não se rompe no desenvolvimento inicial de um bebê, o que ocorre por volta da sétima semana de gestação. Atualmente, apenas 200 casos de PDMS já foram registrados.
O conjunto de órgãos excedentes é geralmente detectado apenas por meio de cirurgia e um dos principais sintomas são o testículo não descido e a hérnia inguinal. Além dos órgãos reprodutores femininos, a equipe médica encontrou um saco escrotal que possuía um testículo.
Apesar da condição, de pseudohermafroditismo, o homem não teve o sistema reprodutivo afetado. Ele é casado e tem 3 filhos. Após a cirurgia, o paciente passa bem.