Jornal Estado de Minas

COVID-19

Tire suas dúvidas sobre os autotestes para COVID-19, já à venda em BH

Os autotestes começaram a chegar nas farmácias de Belo Horizonte. Em 17 de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro teste, o Novel Coronavirus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos. Agora, outros cinco foram aprovados e estão disponíveis em farmácias de o Brasil. 





O produto pode ser comprado nas lojas físicas e de forma on-line, de acordo com a drogaria. Com ele, é possível fazer a testagem em casa. O Estado de Minas, com bases nas informações de duas redes de drogarias, a Araújo e Raia, explica como funcionam os testes e tira as principais dúvidas.

Confira: 

O que é o autoteste?

O autoteste é parecido com o teste rápido de antígeno já feito nos laboratótios e farmácias, mas pode ser feito por qualquer pessoa, em casa. O kit vem com um dispositivo de teste, tampão de extração, filtro e o swab — uma espécie de cotonete usado para a coleta nasal.

Quantos foram aprovados pela Anvisa até hoje ?

Até hoje, foram aprovados seis autotestes: 

- Autoteste COVID-19 Ag, da Biosul Produtos Diagnósticos ( tipo swab nasal )
- SGTi-flex COVID-19 Ag – SELF TEST, da Kovalent do Brasil ( tipo swab nasal )
- SGTi-flex COVID-19 Ag – Autoteste, da Kovalent do Brasil ( tipo swab nasal )
- Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da CPMH (Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos) ( tipo swab nasal )
- Autoteste COVID Ag Detect, da Eco Diagnóstica ( tipo swab nasal )
- Autoteste COVID Ag Oral Detect, da Eco Diagnóstica (saliva)

Como funciona o autoteste? 

Deve ser utilizado entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas (como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo). Casoa pessoa não tenha sintomas, ou em caso de contato com alguém infectado, a recomendação é de aguardar pelo menos cinco dias para a realização do autoteste. 



Aqueles que adquirem o kit da autotestagem devem realizar a coleta da secreção do nariz com um swab (parecido com um cotonete). Na sequência, é necessário colocar a haste em um recipiente, misturando para que a amostra seja transferida para o líquido diluente. Em seguida, deve-se colocar a tampa gotejadora e depositar 4 gotas na placa. Em cerca de 15 minutos, será apresentado o resultado, detectando a presença ou a ausência do coronavírus na amostra.

O resultado do autoteste serve como uma orientação para o paciente, mas não é considerado um diagnóstico. Caso o resultado seja positivo, o paciente deve imediatamente evitar o contato com outras pessoas, para minimizar a transmissão da COVID-19. E, quando possível, deve procurar atendimento especializado de profissionais de saúde, para confirmar o diagnóstico.

Saiba mais no vídeo explicativo: 

 
 
Qualquer um pode comprar?
O autoteste pode ser adquirido por qualquer pessoa que esteja com sintomas da COVID -19, pode ser usado para iniciar o isolamento caso o resultado seja positivo. 



Necessita de receita médica? 

Não necessita de receita médica. 

Quanto custa ?

A Anvisa recomenda que eles sejam vendidos a preços menores que os convencionais. Os kits de testagem são vendidos por volta de  R$ 69,90.

O autoteste é confiável ?
Ele possui a mesma confiança que os testes rápidos realizados até hoje. 

Ele pode ser usado para emissão de atestado médico ?
Não. Ele não garante emissão de laudo por profissional de saúde e não poderá ser usado para a obtenção de atestados médicos ou entrada em eventos que exijam a apresentação de teste. 

O autoteste pode dar um “falso negativo”? 

Sim. Porque ele pode não ser capaz de detectar o vírus mesmo que ele esteja lá, principalmente se o paciente for assintomático. Logo, se você teve contato com alguém contaminado com a COVID - 19, e mesmo assintomático deseja realizar o teste, opte pelo RT - PCR.

*Estagiária sob supervisão