Já pensou em focar todos seus esforços em prol de um objetivo? Este é o caso do administrador Pedro, de 29 anos, e sua esposa, a fisioterapeuta Consuelo, de 28 anos. O casal colocou recentemente em prática, o sonho que há anos eles vinham cultivando: construir um motorhome e dar uma volta ao mundo.
"Nós nos conhecemos viajando pelo deserto do Atacama e, desde aí, conversávamos sobre como seria mágico dar uma volta ao mundo. Víamos esse plano como distante, porém, durante o começo da pandemia, conseguimos desacelerar nossas vidas, e redirecionar forças e economias para esse sonho", conta o casal.
A ideia é passar pelos 5 continentes em um período esperado de 3 a 4 anos, no entanto, ambos afirmam não estarem presos a isso. "É claro que foi preciso fazer um planejamento para a viagem, mas quisemos construir um roteiro mais livre para conhecer novos lugares, culturas e pessoas".
História de amor
Os dois se conheceram em janeiro de 2014, no Deserto do Atacama - Chile. Pedro, brasileiro, estava fazendo um "mochilão" com amigos, enquanto Consuelo também viajava com as amigas. Coincidentemente, o casal contratou o mesmo tour de 4 dias para o Salar de Uyuni. Pedro e Consuelo disseram que desde o primeiro momento, houve uma troca muito grande entre eles, mesmo que não falassem o mesmo idioma.
"Logo depois, trocamos mensagens e, após 6 meses, começamos a namorar à distância. Ficamos em ponte aérea entre Chile e Brasil até 2017, e depois moramos juntos. Em janeiro de 2021, nos casamos", conta Pedro.
@vandeviagem
Em 2018, o casal tinha uma página no Instagram chamada @escala.aerea, na qual compartilhavam fotos, vídeos e experiências das viagens esporádicas que faziam. Foi só em janeiro de 2021, entretanto, que eles mudaram o nome para @vandeviagem, colocando em prática o sonho de antes. Em fevereiro de 2022, eles deram início a volta ao mundo.
Pedro e Consuelo compraram uma ambulância em outubro de 2020 e a reformaram por conta própria. Sem a ajuda de profissionais, os dois aprenderam tudo pela internet, o que ajudou nas economias, além de prepará-los para imprevistos futuros.
"Na verdade, tínhamos planejado um casamento para o final de 2020, porém, com a pandemia, tivemos que desmarcar e acabamos redirecionando nossa reserva econômica para a realização desse projeto. Durante a construção do motorhome, economizamos bastante, basicamente todo nosso salário era destinado para a compra de materiais", contam.
Colocando em prática o sonho de muitos, Pedro e Consuelo dão alguns conselhos para quem tem essa vontade. "Costumamos falar que para fazer um projeto desse, basta se planejar, é um pouco complicado colocar um preço em um sonho, pois sonhos não têm preços, devem ser apenas realizados".
Na página do Instagram e em seu blog, também chamado Van de Viagem, os dois compartilham toda sua trajetória e realizações, com dicas do tipo "Como documentar para Motor casa no Rio de Janeiro" ou "Como foi fita a elétrica", além de vídeos, a rotina do casal e as mais belas fotos, permitindo que você fique por dentro de tudo.
Consuelo e Pedro contam que ainda se sentem vivendo em um processo de adaptação. Eles compartilham seus diversos sentimentos, desde medo, saudade, ansiedade, felicidade, realização. "Nossa vontade de conhecer novos lugares e culturas supera qualquer adversidade. Além disso, sabemos que a base para que tudo funcione é o amor e o respeito em nosso relacionamento, já que conviveremos 24h por dia em um motorhome de 8m²", finaliza o casal.