(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE DO CÉREBRO

Estações mais frias do ano podem aumentar o risco de AVC

Para manter a temperatura corporal, os vasos diminuem a concentração de sangue


02/05/2022 16:18 - atualizado 02/05/2022 17:05

Homem sentindo uma forte dor de cabeça
Dificuldade de falar e formigamento são alguns dos sinais do AVC (foto: Freepik/Divulgação )

As quedas de temperaturas registradas durante o outono e o inverno podem aumentar em até 20% as chances de se ter um AVC (acidente vascular cerebral), de acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia. Isso acontece porque a sensação de frio eleva a pressão arterial, uma das principais causas do problema.

 

Para manter a temperatura do corpo, os vasos sanguíneos entram em vasoconstrição, ou seja, diminuem a concentração de sangue para evitar a perda de calor. Esse comportamento aumenta a pressão arterial sistêmica, por isso as patologias vasculares têm uma maior ocorrência durante o frio.

 

"Uma das possibilidades e teorias que existem é que alguns fatores de risco que já são naturalmente responsáveis por estarem associados ao AVC podem ficar mais desregulados no período do frio, como por exemplo, o aumento da pressão sanguínea, o aumento da propensão de fenômenos de coagulação dentro da circulação sanguínea. Aalguns estudos colocam também a possibilidade de aumento dos níveis de colesterol e o aumento da chance de ter AVC por conta de um êmbolo que tem origem no coração ou em grandes vasos", explica o neurocirurgião Felipe Mendes.

 

Com a redução das mortes por COVID-19, o AVC e o infarto voltaram a ser as principais causas de óbito no Brasil, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Entre as doenças cardiovasculares, o AVC é a principal causa de morte, sendo responsável por 10% de todas elas, principalmente entre a população com mais de 75 anos e mulheres.

 

O acidente vascular cerebral pode ser dividido em dois grupos: hemorrágico e isquêmico. O primeiro decorre de uma hemorragia causada pelo rompimento de um vaso cerebral; já o segundo tipo, que representa 85% dos casos, pode ser causado pela morte de células cerebrais em função da obstrução de uma artéria, por trombose ou por embolia.

 

prevenção para esse tipo de problema não se dá de forma imediata durante as estações mais frias. É preciso manter hábitos saudáveis ao longo da vida como, praticar atividades físicas, ir regularmente ao médico e evitar o tabagismo e o sedentarismo - fatores que aumentam a predisposição para ocorrência de um AVC.

 

"O mesmo tipo de prevenção que se deve ter em qualquer época vai valer também no inverno. Também é importante estar atento aos outros fatores de risco que já são classicamente conhecidos do AVC, como por exemplo, controle da pressão arterial, controle do colesterol, controle do diabetes e manter o estado de hidratação, já que no frio as pessoas tendem a ingerir menos líquido", completa o especialista.

 

Sintomas

 

O médico esclarece que o AVC pode ocorrer, inicialmente, com sintomas leves e depois evoluir para um quadro mais grave, ou já se manifestar de forma aguda.

 

Ele se caracteriza por um um comprometimento do cérebro ou um déficit neurológico, seja motor, com a diminuição da força em um braço ou perna, uma perda de visão ou quando o paciente começa a rebaixar a consciência.

 

Sintomas como fraqueza e formigamento apenas em um lado do corpo, seja na face, braços ou pernas, alterações na fala ou na compreensão e dor de cabeça súbita sem causa aparente também podem ser sinais.

 

"Podemos antes de chegar no tratamento, falar sobre a importância dentro dessa época de maior risco e maior incidência de AVC, que as pessoas e familiares estejam mais atentos aos sinais que podem sugerir tal diagnóstico. Diante de qualquer sinal, é fundamental procurar serviço de urgência o mais rápido possível para que o paciente tenha uma atenção profissional e o melhor e mais efetivo tratamento", finaliza Mendes.

 

*Estagiária sob supervisão 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)