Jornal Estado de Minas

SAÚDE DOS OLHOS

20% dos jovens entre 18 a 24 anos nunca foram ao oftalmologista

Dia 07/04 comemora-se o dia do oftalmologista, mas o cenário nessa área da saúde é um tanto preocupante. O Ibope Inteligência realizou uma pesquisa com 2,7 mil internautas de sete Estados, entre os entrevistados, 10% assumiram que nunca foram ao oftalmologista, enquanto 25% disseram que raramente vão, apenas quando sentem algum incômodo nos olhos.





 

As faixas etárias mais novas, entre 18 e 24 anos, tiveram maior destaque: um a cada cinco relatou nunca ter ido ao oftalmologista (21%). Diante desse levantamento, fica evidente a negligência das pessoas com a saúde dos olhos, o que pode agravar problemas evitáveis e levar a diagnósticos irreversíveis.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se houvesse acompanhamento médico constante, diagnóstico precoce e tratamento adequado. 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo, desse total, um bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como catarata, glaucoma e diabetes, é o que diz o primeiro Relatório Mundial sobre a Visão.

 

A aposentada Ana de Oliveira, de 82 anos, conta que chegou a ficar praticamente cega, diagnosticada com catarata branca no olho direito. "O que eu mais gosto de fazer é costurar, de um dos olhos, eu já não enxergava mais, fiquei desesperada. Cheguei a começar a planejar o que faria nos próximos anos se ficasse realmente cega", conta.





 

Há cerca de dois anos, após uma cirurgia oftalmológica, realizada pelo médico Tiago César Pereira, ela conseguiu recuperar a visão. "A situação só pôde ser revertida porque ela procurou ajuda a tempo", declara o especialista em catarata, ceratocone, lentes de contato e cirurgia refrativa.

 

Ana de Oliveira agradece oftalmologista Tiago César após ele ter recuperado sua visão (foto: Inspira Comunicação/Divulgação )
 

 

"A maioria das doenças oftalmológicas que causam cegueira são reversíveis. Hoje temos cirurgias minimamente invasivas, que praticamente não causam desconforto, não demandam anestesia nem internação, e a qualidade de vida muda completamente, porém, quanto antes identificado o problema, maiores as chances de sucesso no resultado", completa o oftalmologista.

 

ceratocone, por exemplo, doença degenerativa que causa um encurvamento irregular da córnea, é uma das principais causas de transplantes de córnea, geralmente aparece na adolescência e início da fase adulta, mas dificilmente é diagnosticada se não houver uma preocupação em acompanhar a saúde ocular.





 

"Hoje, a maioria dos transplantes de órgãos do corpo humano são justamente os transplantes de córnea, entre eles, a maior parte devido à ceratocone. Outro fato alarmante: algumas doenças, como o glaucoma e a retinopatia diabética, são impossíveis de serem identificadas sem consulta médica e exames, porque não apresentam sintomas, e ambas também podem levar à cegueira se não tratadas", conta César.

 

Além da ausência de acompanhamento oftalmológico, outro fator agrava o problema. De acordo com o especialista, grande parte da população desconhece cuidados simples que podem ajudar a preservar a saúde ocular, são eles: