Mulheres e idosos sentem mais frio
- Manter o corpo aquecido e protegido do frio intenso. Vale investir em agasalhos e roupas apropriadas, banhos mais quentes e bolsa térmica nos locais que estão doloridos. O calor é fundamental para que aconteça uma descontração dos músculos, tendões e ligamentos, para aliviar a pressão das articulações e melhorar a circulação sanguínea.
- Não menos importante, é fundamental manter o corpo em movimento. Fazer alongamentos, exercícios que promovam o aquecimento corporal e praticar atividades físicas regularmente com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, a lubrificação das articulações e evitar a contração muscular.
Manter-se ativo e em movimento
Ou seja, não adianta nada querer ficar na academia por várias horas por uma semana e depois simplesmente não fazer mais. "É preferível praticar alguns minutos por dia e conseguir manter consistência, que tentar fazer além da conta e não dar continuidade. Outra dica é estabelecer um horário fixo para a prática e enxergar aquilo como um compromisso consigo mesmo. No cotidiano atual, em meio ao excesso de telas e cargas horárias de trabalho exageradas, praticar atividade física é uma das poucas coisas que fazemos para nós, além de ser essencial para a saúde, tanto física como psicológica. Lembre-se de que, no frio, também tendemos a comer alimentos mais calóricos, então, manter-se sedentário vai contribuir ainda mais para o ganho de peso."
Ganho de peso e enrijecimento da musculatura
Vítor Alvarenga lembra que não há uma prática ideal para o frio. O mais importante é que a pessoa procure se conhecer e, dessa forma, identificar alguma atividade física de que ela goste. "É o mais importante para conseguir manter a consistência na prática do dia a dia."