A rede de proteção é mais indicada para ambientes externos do que tela

Rede de proteção é mais indicada para ambientes externos do que tela

Reprodução/ Magazine Luiza
 
A rede de proteção para janelas é um acessório de segurança indispensável para quem reside em prédios, não importa em qual andar você mora. 

Embora a principal preocupação na hora de instalar algum tipo de proteção nas janelas e varandas esteja diretamente ligada às crianças, há outros motivos. 

A presença de animais de estimação ou mesmo idosos no ambiente é um motivo de preocupação, pois não são raros os casos de acidentes. 

Continue lendo nosso artigo e aprenda um pouco mais sobre a rede de proteção para janelas, como instalar e como escolher a rede ideal. 

Como saber se a rede de proteção é boa? 


Se você instalar uma rede de proteção, a primeira preocupação deve ser sobre a qualidade do produto, por isso, escolha bons fornecedores. 

Além disso, é importante que você saiba que ela pode ser produzida em diferentes materiais, sendo os principais deles o polietileno e a poliamida. 

A rede de polietileno é muito mais resistente, por isso, suporta maior quantidade de peso e apresenta maior durabilidade, mesmo sendo exposta às variações climáticas. 

Já a rede poliamida é popularmente conhecida como nylon e não apresenta resistência às variações do tempo, além de não suportar grande quantidade de peso. 

Embora os dois tipos de redes sejam usados em janelas e sacadas, a indicação é que aquelas fabricadas em poliamida sejam instaladas em ambientes internos e com menor grau de perigo.  

Qual a diferença entre rede de proteção e tela?


A rede de proteção para janelas e sacadas apresenta alta resistência devido aos compostos químicos utilizados em sua produção. 

Eles são responsáveis por aumentar a vida útil do produto e suportam uma boa quantidade de peso, sendo comparada ao aço, mesmo sendo mais leve, o que a torna uma das preferidas para proteger espaços com circulação de pessoas, animais e até mesmo da presença de objetos pesados. 

As telas de proteção foram desenvolvidas para atender às necessidades de segurança na área de construção civil seguindo as exigências da Norma Reguladora-18 da ABNT. 

Embora sejam resistentes e úteis em algumas áreas, sua durabilidade é menor que as redes de proteção para janelas, sendo indicadas para uso interno.

Qual é a melhor opção de rede de proteção para janelas? 


A melhor opção é a rede produzida em polietileno, por apresentar maior resistência e alta durabilidade, mesmo ficando exposta às variações climáticas. 
 
O material mais seguro para rede de proteção é o polietileno

Material mais seguro para rede de proteção é o polietileno

Reprodução/ AcquaRedes

 
Além disso, ela suporta uma quantidade considerável de peso, o que a torna a melhor opção para proteger janelas, sacadas, escadas e demais espaços com circulação de pessoas.  

Veja agora como instalar a rede de proteção para janelas


A instalação deve ser feita com cautela e, em alguns casos, por profissionais. Confira como fazer:

  1. analise o espaço onde a rede de proteção será instalada, verifique os tamanhos dos parafusos que serão utilizados, respeitando a distância de 30 cm para instalação de cada gancho;
  2. utilize uma furadeira para definir os locais onde as buchas e ganchos serão instalados; 
  3. fixe as buchas e os parafusos usando um alicate para fixar a rede de proteção; 
  4. instale a rede; 
  5. faça a adequação do tamanho, retirando o acesso. Cuidado para não cortar em locais que possam comprometer a durabilidade do material.
  6. passe o cordão naval por toda a extensão, como se estivesse costurando, mas com movimentos de forma que fique para dentro dos vãos da rede. Não se esqueça de dar um nó na ponta do fio antes de começar a passar o cordão e quando terminar de passar, para que ele não solte. 

Como você percebeu, a instalação da rede de proteção para janelas pode parecer simples, entretanto, por ser uma alternativa para garantir a segurança, ela precisa ser bem instalada.