Cientistas acabam de descobrir que tipos de coronavírus parecidos ao responsável pela pandemia atual podem estar circulando em morcegos em muitas partes da Ásia.
Um vírus que é quase igual ao Sars-CoV-2, o causador da COVID-19, foi encontrado em morcegos em um santuário de vida selvagem no leste da Tailândia.
Leia Mais
A fascinante descoberta da rede de 'estradas celestiais' que poderia revolucionar viagens espaciaisUma década a menos de vida? Veja quanto se vive na média em sua cidadeNanocamaleão: cientistas descobrem o 'menor réptil da Terra'
Os pesquisadores preveem que "parentes" do coronavírus possam estar presentes em morcegos que vivem em muitos países asiáticos.
A descoberta recente estende em 4.800 km a área de provável origem da pandemia.
O estudo foi publicado nesta terça-feira (9/2) no periódico científico Nature Communications.
- A geografia das pandemias: o que faz um novo vírus surgir em determinado lugar do mundo?
- O outro vírus que preocupa a Ásia (e como os cientistas tentam evitar que provoque mais uma pandemia)
Origens prováveis
No artigo, os pesquisadores admitem que o local analisado (regiões da Tailândia) e o tamanho da amostra eram limitados.
Mesmo assim, eles se mostram confiantes de que coronavírus "com alto grau de relação genética com Sars-CoV-2 estão amplamente presentes em morcegos de muitos países e regiões da Ásia".
Estudos anteriores sugeriram que o Sars-CoV-2 surgiu em um animal, provavelmente nos morcegos, antes de se espalhar para os seres humanos. Essa também é a percepção de uma missão investigativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), recém-concluída em Wuhan.
Na pesquisa publicada na Nature Communications, uma equipe liderada pelo cientista Lin-Fa Wang, da Universidade de Singapura, detectou um parente próximo do Sars-CoV-2 em morcegos-ferradura mantidos em uma caverna artificial em um santuário de vida selvagem na Tailândia.
O vírus isolado, denominado RacCS203, tem um código genético parecido ao do Sars-CoV-2. Ele apresenta uma similaridade de 91,5% na comparação entre os genomas.
- Coronavírus: as conclusões da missão da OMS que investiga em Wuhan origem da COVID-19
- Vacinados terão que tomar 3ª dose contra variantes da covid-19?
Outros familiares
O mesmo Sars-CoV-2 parece estar intimamente relacionado a outro coronavírus, chamado de RmYN02.
Ele foi encontrado em morcegos em Yunnan, na China, e mostra 93,6% de similaridade no genoma em comparação com o causador da covid-19.
Pesquisadores de Tailândia, Singapura, China, Austrália e Estados Unidos também analisaram anticorpos em morcegos e em um pangolim no sul da Tailândia.
Eles dizem que os anticorpos encontrados nesses animais foram capazes de neutralizar o vírus responsável pela pandemia atual.
Isso é mais uma evidência de que tipos parecidos de coronavírus estão em circulação no Sudeste Asiático.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!