Aproximadamente sete meses depois de sua decolagem, o último veículo da NASA com destino a Marte, o Perseverance, terá que sobreviver, nesta quinta-feira (18/02), aos "sete minutos de terror" da perigosa manobra que precederá seu pouso.
Leia Mais
Sonda detecta novo gás e indícios de perda de água em MartePor que maioria das crianças e muitos adultos têm fascínio por dinossaurosO que diz a ciência sobre o uso da vacina de Oxford por idososInstalação simula ambiente marciano no sertão do Rio Grande do NorteNasa tranca quatro voluntários por um ano em simulador da superfície de MarteVeja detalhes do pouso histórico do rover Perseverance em Marte130 km: entrada na atmosfera
Dez minutos antes de entrar na atmosfera de Marte, vai se separar da parte de cruzeiro, que o abasteceu de combustível durante a viagem. O rover ficará então conectado exclusivamente à parte de descida, protegidos por dois escudos, o térmico inferior.
A cerca de 130 km da superfície de Marte, a missão entrará na atmosfera a uma velocidade de 20.000 O atrito aumentará a temperatura para 1.300 °C. O escudo inferior protegerá o rover desse calor infernal.
11 km: abertura do paraquedas
Mas a atmosfera não é suficiente para desacelerar a nave, que ainda estará a 1.500. A cerca de 11 km de altitude, em momento oportuno calculado com base na distância restante até o local de pouso, será liberado um paraquedas de 21 metros de diâmetro, localizado no escudo superior.
Isso reduzirá a velocidade do dispositivo para cerca de 300.
9 km: separação do escudo térmico
Vinte segundos após a abertura do paraquedas, o escudo térmico vai se soltar: o veículo que estava protegido ficará exposto pela primeira vez à atmosfera de Marte.
Nesse ponto, uma tecnologia totalmente nova entrará em ação, chamada "Terrain Relative Navigation" (NRT): as imagens gravadas ao vivo pelas câmeras do rover serão comparadas com os mapas gravados em seu sistema e as áreas perigosas a serem evitadas são predefinidas. Levando esses dados em consideração, será decidido onde o rover pousará.
2 km: fase de retropulsão
A uma altitude de cerca de 2 km, o veículo da NASA se desprenderá do escudo traseiro e do paraquedas.
O rover se separará da parte de descida, mas primeiro, graças aos seus oito motores apontados para a superfície de Marte, ele terá desacelerado. Após realizar uma manobra para se afastar do paraquedas, o rover descerá verticalmente até seu ponto de pouso.
20 m: separação do rover
A cerca de 20 metros do solo, a velocidade será de 2,7 mais lenta do que a caminhada de uma pessoa. Em seguida, o rover descerá suspenso por cabos graças a um sistema de polias durante os últimos 15 segundos (etapa denominada "skycrane").
O veículo então desdobrará suas rodas. Ao atingir o solo, os cabos serão cortados e o estágio de descida se afastará para cair o mais longe possível. Devido ao atraso na transmissão entre a Terra e Marte, quando a NASA confirmar o pouso, na verdade terá ocorrido alguns minutos antes.