A Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia uma nova cepa do coronavírus. Batizada de variante Mu, a cepa surgiu na Colômbia e já está presente em 39 países da América do Sul e da Europa. A entidade classificou a versão como "variante de interesse". De acordo com a OMS, há indicativos de que a Mu pode ser resistente a vacinas. Porém, a entidade alerta que é preciso mais estudos para entender as características da Mu.
Leia Mais
COVID: Metoprolol é a nova aposta no tratamento terapêutico contra a doençaAs mudanças que convivência com humanos causaram em animaisPor que neve dos Alpes está ficando vermelhacoronavirusmundoPor que o centro da Terra cresce mais de um lado do que outro, mas o planeta não inclinaBrasil é o país com mais espécies de árvores com ameaça de extinção'Procuro vida inteligente no espaço porque é difícil encontrar na Terra'O homem que criou alface vermelha usada em saladas no espaçoTodos os vírus sofrem mutações com o tempo. A maior parte dessas mudanças não interferem em nada. Porém, algumas podem influenciar a capacidade de propagação e a eficácia de vacinas, por exemplo.
A Mu é a quinta variante de interesse a ser monitorada pela OMS desde março. Também receberam a classificação Eta, Iota, Kappa e Lambda. Outras quatro receberam a classificação de "preocupantes": Alfa, Beta, Gama e Delta.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.