Vacas podem ser treinadas para usar um banheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, segundo uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia.
No estudo, os cientistas treinaram os animais para usar um banheiro especialmente criado para eles. A urina foi então coletada e tratada.
A amônia da urina das vacas se transforma em óxido nitroso, um gás de efeito estufa, quando é misturada ao solo.
- A luta para combater 'nuvens' de metano tão grandes que podem ser vistas do espaço
- O gás emitido por vacas que contribui cada vez mais com o aquecimento global
- Carne ainda mais cara e pecuária mais poluente: os efeitos da mudança climática
Em todo o mundo, cerca de 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa das atividades humanas vêm do gado.
Leia Mais
Veja vídeo: vaca fica presa em árvore após passagem de furacão nos EUAUruguai, o país das quatro vacas por pessoa, busca uma pecuária mais verdeVacas holandesas aprendem a usar urinol para reduzir emissões de gásÉ possível 'ressuscitar' os mamutes para combater as mudanças climáticas?ONU alerta: temperatura média do planeta pode subir 2,7º neste séculoAstrônomos identificam fórmula da vida na Terra em berçário de planetasOs animais foram colocados no MooLoo e receberam ração como recompensa após urinar. Depois disso, eles foram colocados em uma área próxima ao MooLoo e recompensados por entrarem no cercado e urinarem.
Aqueles que urinaram fora do MooLoo foram borrifados com água por três segundos.
Como parte do terceiro estágio do treinamento, a distância do banheiro foi ampliada e as recompensas e punições continuaram.
Ao final das dez sessões de treinamento, os pesquisadores descobriram que 11 dos 16 animais foram treinados com sucesso para usar o banheiro.
"Muito rapidamente, com 15 a 20 idas ao banheiro em média, as vacas iniciavam elas próprias o uso do banheiro", disse Lindsay Matthews, pesquisadora envolvida no estudo à rádio Radio New Zealand.
"No final, três quartos dos animais estavam urinando no banheiro", disse ela.
"Os bezerros mostraram um nível de desempenho comparável ao de crianças e superior ao de crianças muito novas", diz o estudo.
Os pesquisadores dizem que capturar 80% da urina do gado em um modelo como o MooLoo pode levar a uma redução de 56% nas emissões de amônia.
Eles também afirmam que a redução dos níveis de urina na área de moradia dos animais melhorará sua higiene e bem-estar.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!