Uma vacina para a COVID-19 que dispensa o uso de agulhas poderá ser viável no futuro, segundo pesquisadores australianos, da Universidade de Queensland. Eles testaram em camundongo um adesivo que protegeu os animais do vírus.
Leia Mais
As florestas protegidas que emitem mais CO2 do que conseguem absorverEstudo reforça que vacinados transmitem a COVID-19Por que elefantes africanos estão nascendo sem presascoronavirusmundoMaratonas: por que tanta gente corre essas provas?Você sabe quais são os cinco maiores medos do ser humano? ConfiraMuller conta que a equipe da Universidade de Queensland e a startup Vaxxas, da Universidade do Texas, esperam levar a tecnologia para o mundo e está procurando oportunidades de financiamento para acelerar os testes clínicos o mais rápido possível. "Essa abordagem poderia ajudar dramaticamente os esforços de implantação de vacinas globais, particularmente para bilhões de pessoas vulneráveis em países de baixa e média renda. Nós mostramos que esta vacina, quando revestida a seco em um adesivo, é estável por pelo menos 30 dias a 25°C, e uma semana a 40°C, então ela não tem os requisitos de congelamento de algumas das opções atuais."
O presidente e CEO da Vaxxas, David L. Hoey, disse estar extremamente animado com as descobertas. "A perspectiva de ter uma vacina de dose única, que poderia ser facilmente distribuída e autoadministrada, melhoraria muito as capacidades globais de vacinação contra a pandemia", acredita.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.