Nesta terça-feira (14/12), a agência espacial americana (Nasa) anunciou que uma sonda encostou oficialmente no sol pela primeira vez na história. De acordo com a agência, a sonda Parker Solar Probe faz uma viagem pela camada mais externa da atmosfera do sol, conhecida como coroa.
Leia Mais
Existe uma dieta ideal para a saúde do coração?Ômicron pode reduzir eficácia de vacinas e se propaga mais rápido, diz OMSProdução de vacinas: compromisso com a vidaMineiro de 8 anos descobre possível asteroide e é reconhecido pela NasaOs insetos que também podem sentir felicidade e depressãoConfira os 10 feitos científicos que marcaram 2021Engenheiros espaciais e neurocirurgiões não são mais inteligentes que a média, mostra estudoA sonda voou pela coroa em abril deste ano, em sua oitava aproximação ao sol. Os resultados só foram divulgados nesta semana porque os cientistas demoraram meses para coletar as informações e confrontá-las.
Os cientistas explicam que explorar áreas próximas ao sol podem ajudar a entender as explosões solares capazes de interferir na vida terrestre. As informações também podem ajudar a compreender a evolução e influência do sol no sistema solar.
"Parker Solar Probe tocar o sol é um momento monumental para a ciência solar e um feito verdadeiramente notável. Este marco não apenas nos fornece percepções mais profundas sobre a evolução de nosso Sol e seus impactos em nosso sistema solar, mas tudo que aprendemos sobre nossa própria estrela também nos ensina mais sobre estrelas no resto do universo." disse o administrador associado do Diretório de Missão Científica, Thomas Zurbuchen.
A Parker Solar estava a aproximadamente 13 km do centro do sol quando cruzou a irregular fronteira entre a atmosfera solar e o vento solar.
A sonda continuará avançando na coroa e se aproximando do sol até sua órbita final, estimada em 2025.