A Nasa, agência espacial americana, divulgou uma imagem inédita de Saturno. A foto foi capturada pelo Telescópio Espacial James Webb e mostra o planeta extremamente escuro, cercado por anéis de gelo brilhantes.
O contraste provém da forma como a imagem foi obtida. O planeta foi registrado pela NIRCam, câmera de infravermelho próximo do James Webb. Nessa faixa de onda, Saturno aparece escuro porque o gás metano absorve quase toda a luz solar que incide na atmosfera. Já os anéis, formados por bilhões de fragmentos de gelo e rochas, não sofrem essa interferência.
A foto integra um programa que utiliza o James Webb para tentar detectar novas luas ao redor do planeta. Segundo a Nasa, a descoberta de satélites poderia ajudar os cientistas a obter uma visão mais completa do atual sistema de Saturno, bem como de seu passado.
Leia Mais
Telescópio James Webb acha alto volume de vapor de água em lua de SaturnoJúpiter e Saturno tem raro encontro celestialLua de Saturno Titã foi moldada pelas mesmas forças que a TerraPingentes feitos de ossos de preguiça-gigante são encontrados no BrasilOs cientistas esperam que novos registros do telescópio ajudem a investigar a fundo alguns dos anéis mais mais fracos do planeta, incluindo o anel G fino e o anel E difuso.
A imagem capturada pelo telescópio também mostra detalhes da atmosfera de Saturno. Segundo a Nasa, as diferenças de aparência entre os polos norte e sul na foto são típicas das mudanças sazonais. O planeta está experimentando o verão no hemisfério norte, com o hemisfério sul emergindo da escuridão no final do inverno.
"No entanto, o polo norte está particularmente escuro, talvez devido a um processo sazonal desconhecido", diz a agência. O James Webb poderá ajudar a confirmar o fenômeno.