(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FENÔMENO

Terra é atingida por energia mais forte e mais distante já detectada

Com origem desconhecida, a rajada rápida de rádio é um disparo explosivo em ondas de rádio que libera quantidades enormes de energia pelo universo


19/10/2023 23:01 - atualizado 19/10/2023 23:03
669

Representação de um planeta sendo atingido por força enérgica
Fenômeno foi observado pela primeira vez em 2007, mas até hoje sua origem não foi descoberta (foto: Reprodução/Freepik)
Um dos fenômenos astronômicos mais misteriosos da atualidade, a Rajada Rápida de Rádio (FRB) atingiu a Terra novamente. Desta vez, a energia veio da maior distância já detectada, tendo viajado 8 bilhões de anos para chegar ao planeta.

A FRB é um disparo explosivo em ondas de rádio, de modo intenso e liberando quantidades enormes de energia pelo universo. Com a duração de alguns milissegundos, uma única explosão é capaz de liberar mais energia do que o Sol emite em décadas. 

O fenômeno foi observado pela primeira vez em 2007, mas até hoje sua origem não foi descoberta. As possíveis explicações para o acontecimento incluem estrelas de nêutrons, buracos negros e até tecnologia extraterrestre.

A explosão recente foi um dos maiores acontecimentos energéticos do gênero, liberando uma quantidade de energia equivalente à que sai do Sol há mais de 30 anos. De acordo com cientistas, ela parece vir de um pequeno grupo de galáxias em fusão.

Detectada no ano passado, a descoberta foi publicada somente agora, em um novo artigo da revista Science. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)