RECADO
“A gente nasce com um montão de palavras na barriga. Na vida, vai
falando e gastando o estoque.
Quando todas acabam, a gente morre.”
Sabedoria africana
DESAFIO DOS 10 ANOS
É uma febre. Celebridades e gente como a gente vasculham álbuns e porta-retratos. Buscam a imagem que tinham há uma década. Depois, postam fotos comparando a aparência atual com a passada. Trata-se da brincadeira Desafios dos 10 anos ou #10yearschallenge, lançada nas redes sociais. A história viralizou. Twitter, Facebook e Instagram fazem a festa.
A criatividade pediu passagem. Por que só pessoas? Coisas e fatos também poderiam olhar pra trás e fazer um balanço. “Era assim... Ficou assim”. Cidades, países, políticos, times de futebol, acontecimentos etc. e tal entraram na roda. A língua aderiu. A reforma ortográfica, em vigor desde janeiro de 2009, completa 10 anos. Que tal rever o antes e o depois? Primeiro, valem dois toques para avivar a memória.
Toque 1
A reforma é ortográfica. Refere-se só à grafia das palavras. Pronúncia, concordância, regência, crase continuam do mesmo jeitinho, sem tirar nem pôr.
Toque 2
A mudança nos acentos atingiu apenas as paroxítonas. Proparoxítonas, oxítonas e monossílabos tônicos mantêm-se com a mesma cara.
Era assim...... Ficou assim
1) Alfabeto: tinha 23 letras...... Agora tem 26 letras
K, w e y tornaram-se gente de casa: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z. O emprego do trio continua como antes. Abreviaturas e nomes que se escreviam com as ex-intrusas conservam a grafia. É o caso de km, Wilson, Yara. Nada mais.
2) Freqüente, tranqüilo, lingüiça & cia...... Frequente, tranquilo, linguiça & cia.
O trema se foi, mas a pronúncia ficou do mesmo jeitinho. Trema não é acento. Por isso não discrimina oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. Para ele, tudo o que cai na rede é peixe.
3) Vôo, vôos, abençôo, perdôo...... Voo, voos, abençoo, perdoo
O chapéu do hiato ôo (ôos) bateu asas e voou. Adeus.
4) Vêem, crêem, dêem, lêem...... Veem, creem, deem, leem
Caiu o acento da duplinha eem. O solitário êm não tem nada com a história. Está firme na 3ª pessoa do plural de vir, ter e derivados: eles vêm, têm, convêm, detêm, contêm.
5) Apazigúe, averigúe, argúe....... Apazigue, averigue e argue
Viu? O agudo do u tônico dos verbos apaziguar, averiguar, arguir & cia. sumiu.
6) Feiúra, baiúca, Sauípe...... Feiura, baiuca, Sauipe
Caiu o acento do i e do u antecedidos de ditongo. Pouquíssimas palavras se enquadram na regra. A norma que acentua o i e o u antecedidos de vogal continua firme e forte. É o caso de saída, saúde, caí, baú.
7) Idéia, assembléia, jóia, heróico...... Ideia, joia, jiboia, heroico
Lembre-se: o acento dos ditongos abertos éi e ói se despediu nas paroxítonas. Permanece nas oxítonas e monossílabos tônicos: papéis, herói, dói.
8) Pêlo, pélo, pára, pólo, pêra...... Pelo, pelo, para, polo, pera
É isso. Os acentos diferenciais foram-se nas paroxítonas. Exceção? Só duas: pôde, passado do verbo poder. E o verbo pôr. Ele é monossílabo tônico. Escapou da facada, que só cortou o acessório das paroxítonas.
Resumo da opereta
Em 10 anos, os marmanjos tiveram de desaprender algumas regras. A meninada que estava se alfabetizando teve a vida facilitada. Oba!
LEITOR PERGUNTA
O presidente viajou para participar do fórum de Davos, na Suíça. O vice-presidente, Hamilton Mourão, assumiu a Presidência. Ele é o presidente em exercício ou o vice-presidente em exercício?
Bertha Fagundes, BH
Guarde isto: vice no poder muda de status. Torna-se presidente interino ou presidente em exercício: O presidente em exercício, Hamilton Mourão, despacha no gabinete da Vice-Presidência. Hamilton Mourão é o presidente interino do Brasil até sexta-feira.