A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais volta a enfrentar problemas nos empréstimos, depois de ficar alguns dias com a equipe desfalcada, devido às exonerações feitas pelo governador Romeu Zema (Novo), na primeira semana do ano. Cerca de 75% dos funcionários foram afastados nos primeiros dias de janeiro. Desta vez, a morosidade se deve ao fato que os usuários precisam fazer a busca dos livros de forma manual e precisam contar com o auxílio dos quatro funcionários e cinco estagiários para localizar a publicação em um acervo de 500 mil itens, sendo 120 mil livros. Desde o dia 10, o sistema informatizado está fora do ar. A previsão é que a situação se regularize até amanhã (30), segundo a diretora biblioteca, Alessandra Gino.
A publicitária Geysiane Andrade, de 29 anos, recorre com frequência ao acervo da biblioteca para estudar para o mestrado em escrita criativa que cursa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Usualmente, ela faz, de casa, a busca pelos títulos desejados e, quando vai à biblioteca, rapidamente localiza o volume desejado. Na manhã de segunda (28), ela teve de fazer a pesquisa presencialmente. “Pesquisava em casa para saber se encontraria os livros que preciso.
Na semana passada, o jornalista Marcus Figueiredo, de 48, foi surpreendido pelo sistema fora do ar. “Costumo fazer empréstimos duas ou três vezes ao mês. Depois das férias, quando fui à biblioteca, informaram-me que o sistema estava fora do ar”, disse. Ele contou com ajuda dos funcionários para encontrar o livro A escolha de meus dentes (Companhia das Letras), de Valeria Luiselli.
O advogado Agnaldo Caetano de Paula, de 81, é um dos leitores mais assíduos da biblioteca estadual.“Não aguento ficar sem um livro. É meu companheiro. À tarde, em minha casa, tomo uma cerveja e abro um livro.” Por meio dos empréstimos, ele consegue ler, em média, dois livros por semana. Isso faz com que conheça bem o acervo. O nível de conhecimento dele em relação ao material da instituição se equipara aos dos funcionários.
Alessandra Gino informou que o sistema está fora do ar devido a um problema com o servidor. “É um problema técnico. Alguns discos deram problema e tivemos que abrir processo para adquirir outros.” Segundo ela, o conserto está sendo feito com a maior celeridade possível. “Não é um processo que conseguimos adquirir os discos de ontem para hoje. A Prodemge está atuando para o conserto desde o dia em que detectamos o problema”, informou. A Prodemge é a empresa de tecnologia da informação do governo de Minas Gerais. Mas ela garante que não há prejuízos.“O sistema não é a única forma que temos para trabalhar”, garante.
Alessandra faz questão de ressaltar que o problema não tem nenhuma relação com as exonerações ocorridas nos primeiros dias de janeiro.
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