Jornal Estado de Minas

Guia ajuda a vasculhar arquivos em Portugal

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Experimente 15 dias grátis


Segunda-feira, às 19h30, o livro Minas Gerais nos arquivos históricos de Portugal, de Caio Boschi e Régis Clemente Quintão, será lançado no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte.

De acordo com Boschi, o propósito do trabalho é facilitar o acesso a fontes documentais necessárias ao desenvolvimento de pesquisas históricas. “Na essência, nosso livro identifica, sistematiza e dá a conhecer documentos manuscritos relativos à Capitania de Minas Gerais depositados em arquivos e bibliotecas de Portugal. Desde a década de 1970, tem sido levado a efeito um vasto projeto de divulgação desses conjuntos documentais”, explica.

A obra será distribuída gratuitamente a instituições que pesquisam a história de Minas Gerais, bem como arquivos, bibliotecas e centros de documentação. As instituições interessadas em obter um exemplar devem fazer contato com o Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas, por meio do e-mail centrodememoria@pucminas.br.

Integrante da Academia Mineira de Letras, Caio Boschi é diretor do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas (DMPH). Régis Clemente Quintão é licenciado em história pela PUC/Minas e doutorando pela UFMG.

MINAS GERAIS NOS ARQUIVOS HISTÓRICOS DE PORTUGAL
• De Caio César Boschi e Régis Clemente Quintão
• PUC Minas
• Lançamento na segunda-feira (25), às 19h30. BDMG Cultural. Rua Bernardo Guimarães 1.600, Lourdes. Informações: (31) 3319-4917
.