– Inspetor Japp? – diz Hercule Poirot.
– Farei uma coisa por nós dois, Hercule – afirma Japp, que começa a ler em voz alta as cartas que Hercule lhe mostra.
– Vou colocar tudo em ordem, como dizem. Avisarei quando estiver pronto. Tim-tim, ABC – responde Japp.
– Todas as cartas de ABC têm um carimbo diferente. Guardo os envelopes, são diferentes dos outros – explica Poirot.
– Que outros? – questiona Japp.
– Os outros. Somente para que possamos comparar o tom e o objetivo – responde Poirot.
Hercule Poirot, o famoso detetive de Agatha Christie (1890-1976), saiu das páginas dos livros para se tornar gente de carne e osso. Ele protagoniza The ABC murders, adaptação do livro Os crimes ABC, assinada pela BBC, que acaba de chegar ao Globoplay. Com três episódios exibidos originalmente em 2018, a minissérie é escrita por Sarah Phelps, roteirista veterana da TV britânica que se dedica a revitalizar clássicos de Christie.
O ator John Malkovich interpreta Poirot, que precisa ser ágil para deter o serial killer. Em cada cena do crime, a única pista deixada por ele é o guia de trens ABC, popular na Inglaterra, nome utilizado pelo assassino.
O capítulo de estreia mostra o primeiro contato entre o detetive e o criminoso, em 1933. Já aposentado, Hercule Poirot passa a receber cartas ameaçadoras assinadas por ABC. Assim que ele informa o fato à polícia de Londres, começa a série de crimes.
No diálogo acima, Poirot conversa com um velho amigo, o inspetor Japp (Kevin McNally), da Scotland Yard, sobre as enigmáticas missivas que recebeu. Quem assume o caso é o jovem inspetor Crome, interpretado por Rupert Grint, o Ron Weasley de Harry Potter, irreconhecível no papel.
The ABC murders traz os ingredientes típicos de Agatha Christie – mistério, assassinato e suspense –, mas traz novidades em relação ao livro. Entre elas, uma revelação sobre o passado de Poirot antes de se mudar para a Inglaterra.
A produção britânica conta com um toque brasileiro: o diretor é o paulista Alex Gabassi, radicado em Londres desde 2015.