ARS NOVA
SACRO E PROFANO
Nesta segunda-feira (26), o Ars Nova Coral da UFMG (foto) faz concerto para divulgar a música sacra. O grupo interpretará O qual era filho de..., peça do compositor estoniano Arvo Pärt, além de canções que remetem a Jesus Cristo. Com entrada franca, a apresentação está marcada para as 19h15, na capela do Colégio Arnaldo (Rua Ceará, 864, Funcionários). Na quarta-feira (28), o grupo será a atração do projeto Quarta Doze e Trinta, ao meio-dia e meia, na Praça de Serviços da UFMG (Avenida Antônio Carlos, 6.627, câmpus Pampulha). Desta vez, o repertório será “profano”, com sucessos de U2, Chico Buarque e Simon & Garfunkel, além de composições de Monteverdi e Haydn.
MEMÓRIAS
FERNANDA MONTENEGRO
Candidato a best-seller, o livro de memórias de Fernanda Montenegro, de 89 anos, será lançado em 20 de setembro. A pré-venda já começou na Amazon e nos departamentos on-line das livrarias Saraiva, Travessa e Martins Fontes. Prólogo, ato e epílogo – Memórias (foto), escrito pela atriz com a colaboração da jornalista e roteirista Marta Góes, traz a história de Fernanda, da saga de seus antepassados, humildes imigrantes portugueses e italianos, à merecida consagração nos palcos, cinema e TV. Fernando Torres, marido da atriz, ganha destaque.
NO CINE THEATRO
CAMPEÃO DO OSCAR
Instalado no coração da Praça Sete, o Cine Theatro Brasil Vallourec destaca sucessos da sétima arte no projeto Segunda no Cine. Hoje (26), às 19h30, será exibido o longa Onde os fracos não têm vez, dirigido pelos irmãos Ethan e Joel Coen. Esse faroeste contemporâneo conta a história de um matador de aluguel psicopata à procura do homem que se apropriou indevidamente da maleta com uma fortuna pertencente a traficantes. O pistoleiro é perseguido por um velho homem da lei prestes a se aposentar. Javier Bardem (foto), Tommy Lee Jones e Josh Brolin formam o trio de ouro do elenco.
I MOLINARI
NA ASSEMBLEIA
Peças de Lorenzo Fernandez, Villa-Lobos, Verdi e Puccini fazem parte do concerto Árias & canções que o grupo I Molinari Camerata Musici fará nesta segunda-feira (26), às 20h, no Teatro da Assembleia Legislativa. Voltado para música de câmara e árias de óperas, o conjunto é formado por João di Souza (tenor), Néstor Gurry (tenor), Helen Isolani (soprano) e Robério Molinari (pianista). O espetáculo tem entrada franca. O teatro fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho.
INCLUSÃO
FESTIVAL SARARÁ
No sábado (31), o Festival Sarará – com Gilberto Gil, Iza, Marina Lima, Djonga, Mano Brown, Pabllo Vitar e BaianaSystem, entre outras atrações – será realizado na Esplanada do Mineirão, a partir das 12h. Além da música, a acessibilidade e a inclusão terão destaque no megaevento, voltado para todos os públicos. Entre os consultores estão o jornalista Marcos Lima, criador do canal Histórias de Cego, e o cadeirante David César.
FOTOPERFORMANCE
INSCRIÇÕES
Até sábado (31) estão abertas as inscrições para o Fórum de Fotoperformance, que será realizado de 7 a 26 de outubro, no BDMG Cultural, em BH. O projeto compreende residência artística, palestras, mesas-redondas e mostra final dos trabalhos desenvolvidos. A residência – de 7 a 22 de outubro – contará com a participação de cinco artistas e/ou coletivos selecionados por meio de edital público.
As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/residenciaforum. O edital da convocatória pode ser conferido em www.forumfotoperformance.com.
FEMINISMO
CELINA ALBANO
A socióloga Celina Albano, ex-secretária estadual de Cultura, faz palestra nesta segunda-feira (26), às 19h, no Teatro Cidade, sobre a importância do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) para o feminismo em Minas Gerais. Criada em agosto de 1980, a entidade surgiu como reação ao feminicídio, depois do assassinato das mineiras Eloísa Ballesteros e Maria Regina Souza Rocha pelos respectivos maridos. O teatro fica na Rua da Bahia, 1.341, Centro. Ingressos gratuitos podem ser retirados no site Sympla.
.