Já pensou se, de repente, os Beatles fossem totalmente deletados da história? O roteirista anglo-neozelandês Richard Curtis ( Simplesmente amor e Um lugar chamado Notting Hill ), já. Sob direção de Danny Boyle ( Trainspotting e Quem quer ser um milionário? ), o ator inglês Himesh Patel vive Jack Malik, um estoquista de supermercado e músico nas horas vagas que passa a ser a única pessoa na Terra que se lembra do quarteto de Liverpool, em Yesterday , após uma pane global.
A comédia romântica musical estreia nesta quinta-feira (29) no Brasil, com a pretensiosa e divertida ideia de imaginar o mundo sem John, Paul, George e Ringo. Vamos à trama: em um dia qualquer dos tempos atuais, uma erupção solar afeta o planeta, causando um misterioso
blecaute
global de 12 segundos, que apaga por completo a trajetória da banda mais importante de todos os tempos. A única memória que resistiu foi a de Malik, que, coincidentemente, sofreu um acidente de trânsito no exato momento do blecaute.
Desmotivado pelos fracassos na carreira de músico de bar na pequena Lowestoft, costa leste da Inglaterra, e recém-acidentado, ele ganha um novo violão de um grupo de amigos. Entre eles está Ellie (
Lily James
), sua principal incentivadora, com quem cultiva forte amizade desde a infância. Ao pôr as mãos no presente, Jack arrisca os acordes da canção que dá nome ao longa, surpreendendo e encantando todos.
É o que o filme tenta explorar, em alguns aspectos. Ao apresentar as “inéditas”
Let it be, Back in the USSR, She loves you
, entre outras, Jack vai se tornando famoso até ir parar na TV e chamar a atenção de
Ed Sheeran
, que interpreta ele mesmo, como o grande astro pop que é. A engrenagem do mercado fonográfico também se interessa pelo novato de um modo que passa a atuar como a vilã da trama – o “mercado” se personifica na figura da empresária Debra Hammer (Kate McKinnon).
Enquanto a gravadora tenta enquadrá-lo em padrões estéticos e lucrar mais com os sucessos, Jack começa a experimentar o dilema moral de tomar como suas as composições dos Beatles. Ele até vai a
Liverpool
tentar buscar respostas, andando pela Abbey Road, que agora não passa de uma rua qualquer; vagando por Strawberry Fields, reduzido a um mero lote vago, e visitando o túmulo de Eleanor Rigby, mais uma anônima no cemitério.
O próprio roteirista disse que Yesterday é “um filme sobre amizades". Já Boyle argumentou que essa “era a chance de fazer um filme sobre os Beatles que não fosse uma biografia”. O projeto teve o aval dos Beatles remanescentes. Boyle recebeu de Paul McCartney a autorização para usar o título acompanhada de um bilhete “muito doce”, segundo contou o diretor.
“Ele disse: ‘Você provavelmente deveria considerar chamá-lo de Scrambled eggs, já que esse era o título original da música. Seria um título muito bom, mas, como eu, você pode se contentar com Yesterday, se quiser’”. De acordo com o Los Angeles Times, Ringo Starr afirmou, via sua assessoria, que adorou o filme, “que tem uma vibe ótima e é muito interessante”.