A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (foto) se apresenta nesta quarta (4) e quinta (5), às 20h30, no Grande Teatro Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro.O concerto é dedicado ao compositor John Williams e a orquestra interpretará trilhas sonoras de filmes como Star Wars, Harry Potter, Indiana Jones, Jurassic park, A lista de Schindler e Superman. A regência é do maestro Sérgio Gomes. Williams é considerado atualmente um dos compositores vivos mais importantes, tanto pelo volume de sua obra quanto pela sua popularidade. Antes de realizar trilhas sonoras, ele compunha peças orquestrais. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, concorreu ao Oscar 51 vezes, sendo a segunda pessoa mais indicada ao prêmio na história do cinema. O americano levou cinco estatuetas pelas trilhas de Fiddler on the roof (1972), Tubarão (1976), Star Wars (1978), E.T.: O extraterrestre (1983) e A lista de Schindler (1994). Ingressos a R$ 20 (inteira). Informações: (31) 3236-7400.
O diverso na cor
Exposição coletiva
A mostra coletiva O diverso na cor (foto) será aberta nesta quarta-feira (4) e fica em cartaz até 30 de setembro, na Galeria do PIC Cidade – Rua Cláudio Manoel, 1.185, Funcionários. A exposição reúne obras de 19 alunos do atelier, assinadas pelos artistas Alaíde Corrêa, Andrea Melo, Barbara Massete, Bento Xavier, Cristina Géo, Dôra Brito, Edilamar Fontana, Elizabeth Lúcio, Esperanza Martínez, Estêvão Bahia, Ivana Bahia, Gustavo Soares, Joselina Queiroz, Laura Rosa, Marluce Leão, Patrícia Arriel, Pedro Romero, Rosely Sapori e Soraya Saab. Entrada franca. Informações: (31) 3516-8282.
Banksy
obra roubada
O Centro Pompidou de Paris anunciou que uma obra de Banksy, que representa um rato com um lápis, foi roubada do centro cultural. A obra surgiu em junho de 2018 na parte de trás do painel de entrada do estacionamento do museu e foi reivindicada pelo artista em sua conta no Instagram um dia depois. O artista britânico, cuja identidade ele mantém em segredo, escreveu em seu relato: "50 anos após os eventos de maio de 1968 em Paris. Foi aí que nasceu a arte da equipe moderna". O Centro Pompidou informou que o roubo ocorreu na madrugada de 1º de setembro e que apresentou queixa por roubo e degradação em um espaço que pertence ao seu perímetro.
Aquarelas
MOSTRA
A Mostra de aquarela das alunas do curso de extensão da Escola de Belas Artes da UFMG será aberta nesta quarta-feira, na Biblioteca Pública de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). A exposição, que fica em cartaz até 30 de setembro, pode ser visitada das 14h às 18h, no hall das Coleções Especiais. O evento faz parte da comemoração aos 50 anos da Coleção Mineiriana, que aborda os valores culturais de Minas. A mostra também contará com a palestra “Jovens artistas de Belo Horizonte – A arte nas galerias e ruas da capital mineira”, proferida em 24 de setembro, ás 15h, pelo professor Afrânio Prado e por Sebastião Miguel, doutor em arte contemporânea pela Universidade de Coimbra. Informações: (31) 3269-1228.
Ser tão mineiro
SHOW
O show Ser tão mineiro, da violeira Jéssica Soares e do contrabaixista Gabriel Estanislau, será apresentado nesta quarta-feira (4), às 12h30, no Conservatório UFMG – Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. A dupla trará repertório com influência da música caipira e regional brasileira, além de suas manifestações culturais e religiosas, passando por folias de reis, congadas e capoeira. Entrada franca. Informações: (31) 3409-8300.
Man Booker Prize
Finalistas
Margaret Atwood e Salman Rushdie (foto), autores que já venceram o Man Booker Prize de ficção em língua inglesa, estão entre os finalistas do prêmio. O vencedor será anunciado em outubro. Atwood, canadense, foi indicada por The testaments, sequência de The handmaid's tale (O conto da Aia), que virou série de televisão de sucesso em 2017. Ela venceu o Man Booker Prize em 2000, por O Assassino cego. Rushdie, que disputa o prêmio por Quichotte, venceu o Man Booker Prize em 1981, por Os filhos da meia-noite. Os outros finalistas são o autor nigeriano Chigozie Obioma (An orchestra of minorities), a anglo-americana Lucy Ellmann (Ducks, Newburyport), o anglo-nigeriano Bernardine Evaristo (Girl, woman, other) e a turca Elif Shafak (10 minutes 38 seconds in this strange world).
Instrumental
PRAÇA SETE
O projeto Praça Sete Instrumental, que será realizado nesta quarta-feira (4), às 12h, em frente ao Cine Theatro Brasil Vallourec (Avenida Amazonas, 315, Centro), traz ao palco o Monte Pascoal – Quarteto de Saxofones e Percussão, formado por Renato Goulart (sax-soprano e arranjos), Luis Flávio Aguiar (sax-alto), Ivan Egídio (sax-tenor), Roberto Júnior (sax-barítono) e Eduardo Campos (percussão). No repertório, clássicos da MPB e composições de autores mineiros da nova geração. Entrada franca. Informações: (31) 3201-5211.