Jornal Estado de Minas

Heloisa Buarque de Hollanda lança três livros em BH

- Foto: Kate Lemmon/divulgação

Heloisa Buarque de Hollanda
Lançamentos e debate

A escritora Heloisa Buarque de Hollanda (foto) é a convidada do Sempre um Papo desta terça-feira (24), às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro – para debate e lançamento de seus três recentes livros: Onde é que eu estou? – Heloisa Buarque de Hollanda 8.0, organizado por André Botelho, Cristiane Costa, Eduardo Coelho e Ilana Strozenberg; Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto; e Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Com 60 anos de carreira e 80 de vida, Heloisa já deixou marcas na cultura brasileira, revelando importantes poetas, discutindo o pensamento feminista de forma pioneira, chamando a atenção para a produção cultural das periferias, questionando e atualizando o papel da universidade e do intelectual no Brasil. Entrada franca. Informações: (31) 3261-1501.


- Foto: Léo Lara/Divulgação

Cristian Budu
Piano e masterclass

O pianista Cristian Budu (foto), referência da música erudita e vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, se apresenta no projeto Allegro Vivace, que será realizado nesta terça-feira (24), às 20h, no auditório do Hospital Mater Dei – Rua Gonçalves Dias, 2.700, Santo Agostinho. Na quarta-feira (25), Cristian dará masterclass gratuita de música de câmara, com aulas das 9h às 12h e das 14h às 17h, no mesmo auditório. Informações: (31) 3339-9000.




CineBH
Vencedores

O projeto Sião, dirigido por Bruno Ribeiro e produzido por Joyce Prado, foi o grande vencedor do 10º Brasil CineMundi. A premiação foi anunciada durante a cerimônia de encerramento da 13ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, domingo à noite, no Teatro Sesiminas (foto). Na categoria Doc Brasil Meeting, o vencedor foi Dragões da Independência, com produção de Julia Murat e Otávio de Castro Domingues, dirigido por Miguel Ramos.
Dragões também conquistou o prêmio DocMontevideo. Na categoria Foco Minas, o ganhador foi Ausente, com produção de Denise Flores e direção de Ana Carolina Soares, que conquistou ainda vaga nas rodadas de negócios na DocSP. Terremoto mãe (Torino Film Lab), de Will Domingos; projeto Princesa (Prêmio Maff), de Karine Teles; Tempestade ninja (Encuentros Biobiocine 2020 e Prêmio Incubadora Paradiso 2020), dirigido por Higor Gomes; e É tudo parente (Conecta – Chile), de Mariana Fagundes, foram os outros vencedores.

FILARMÔNICA DE MINAS
LABORATÓRIO DE Regência

A partir desta terça-feira (24) até quinta (26), a Filarmônica de Minas Gerais realiza a 11ª edição do Laboratório de Regência, que possibilita a jovens regentes ter, sob sua batuta, uma orquestra profissional e aprender na prática os desafios da regência. Gesiel Vilarubia, Lucas Araujo, Mariana Menezes e Matheus Coelho, regentes selecionados, participam de ensaios e aulas técnicas ministradas pelo diretor artístico e regente titular da orquestra, maestro Fabio Mechetti. O laboratório será encerrado com concerto gratuito na quinta-feira (26), às 20h30, na Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto. Informações: (31) 3219-9000.

Inhotim
Programação

O Setembro Azul, que marca o Dia Nacional do Surdo (26), terá semana de atividades inclusivas a partir desta terça-feira (24) até domingo (29), no Instituto Inhotim, em Brumadinho, com o projeto de estudos da língua brasileira de sinais (Libras). As visitas contarão com roteiros estruturados para a comunidade surda e intérpretes em libras, saindo da recepção às 11h e às 14h, na terça, quinta e sexta.
Já a temática Os cinco sentidos ocorerá quarta (25), sábado (28) e domingo (29), às 14h, saindo do Viveiro Educador. Informações: (31) 3571-9700.

La Traviata
CORAL

O Coral Lírico de Minas Gerais interpreta trechos da ópera La Traviata, na série Sarau Lírico, nesta terça-feira (24), às 12h, no hall de entrada do Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Júlio Chaves e Penha Vasconcelos são os solistas convidados. A regência é de Lara Tanaka e acompanhamento de Fred Natalino. Entrada franca. Informações: (31) 3236-7400.

Rua da Bahia
Palestra

A Fundação Municipal de Cultura e o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte promovem nesta terça-feira (24), às 14h, no auditório Ibmec (Rua Rio Grande do Norte, 300, Funcionários), a palestra “Rua da Bahia: patrimônio cultural, arquitetura e memória”. Luciana Meinberg de Carvalho Teixeira discutirá a arquitetura e a paisagem urbana da área central de BH como suportes para a memória coletiva. Entrada franca.
Informações: 0800 771 8020.
.