Vozes atlânticas
Thaís Tanure
A exposição Vozes atlânticas, da pesquisadora Thaís Tanure, será aberta neste sábado, às 11h, no Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários), e faz parte do projeto Novos Pesquisadores. A mostra revela o que a autora descobriu em sua pesquisa acadêmica sobre a ação da Inquisição portuguesa no Brasil no século 18, dando pena de degredo para cidadãos que praticavam atos considerados heresia ou feitiçaria. Luzia Pinta e José Francisco – dois africanos escravizados e trazidos para o Brasil – são destaques da exposição. Eles, por preservar práticas de sua cultura, como benzeções, curas com ervas, entre outras tradições, foram degredados para regiões distantes do Brasil e de sua pátria original. A exposição mostra fotografias e objetos da época, contando os passos desses dois personagens nos lugares onde eles viveram e resistiram a toda a opressão portuguesa. Entrada franca. Informações (31) 3308-4000.
Senhor Kalota
NOVO EP
A banda mineira Senhor Kalota (foto) lança neste sábado (12), às 21h, no Clube Manouche, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, o EP Garatuja lado B, na festa de 20 anos do selo carioca Astronauta Discos. Na ativa desde 2010, a banda de ska/pop de BH é formada pelo vocalista e guitarrista Visso Lana, o baterista Léo Lago e o baixista Alexandre Deleo. Garatuja Lado B tem três faixas que ficaram de fora do último álbum de estúdio da banda, Garatuja (2016). Escritas por Lana e produzidas por ele e a banda no estúdio Lero, em Belo Horizonte, as músicas misturam ska, rock e pop. Informações: (31) 99621-1233.
Leo Chaves
novo Livro
O escritor e cantor Leo Chaves lança neste sábado (9), às 11h, na Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi (Avenida do Contorno, 6.061, São Pedro), A grande arte de se reinventar – As sete habilidades que podem mudar a sua vida (Editora Planeta). Na obra, com prefácio de Leandro Karnal, Leo conta como deixou de lado as máscaras sociais para se redescobrir e tomar as rédeas da própria jornada e compartilha estudos e experiências próprias para ajudar o leitor a resgatar a capacidade de escrever e conduzir sua própria história. Entrada franca. Informações: (31) 3221-76473.
De onde eu te conheço
Rafael Rosa
A Livraria Scriptum e a Editora Alma de Gato promovem o lançamento do livro De onde eu te conheço, de Rafael Rosa, neste sábado (9), às 11h30, na Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi. Informações: (31) 3223-1789.
Paul Klee
OFICINA
A partir da exposição de Paul Klee e sua intensa espontaneidade ao pensar a cor e a simplificação das formas entre o lúdico e o grotesco, o CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) apresenta neste sábado, às 11h, a ação Desentraçar, que integra as atividades do projeto Múltiplo Ancestral. A artista plástica Camila Moreira comanda a experiência com desenho. Na atividade colaborativa, o desenho é pensado a partir da mistura de movimento, do corpo, de linhas e cores. Entrada franca. Informações: (31) 3431-9440.
Central Park
Festa no Betânia
As bandas Velotrol, Foo Fighters Cover Brasil, Black Door, Gabriel Laender e o DJ Daniel Seabra se apresentam neste sábado (9), a partir das 12h, na Central Park Fest (Rua Úrsula Paulino, 1.321, Betânia). Além dos shows, o evento terá programação gastronômica, escola de circo e economia criativa com feira de produtores locais. Ingressos: R$ 20 pelo www.eventosgofree.com.
Exposição coletiva
Um erro inesperado aconteceu
A Galeria Periscópio Arte Contemporânea (Avenida Álvares Cabral, 534, Lourdes), em parceria com o Ateliê Espai, apresenta a exposição Um erro inesperado aconteceu, com obras de 28 artistas de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, explorando os desdobramentos do inesperado. A mostra tem curadoria de Marcelo Drummond e Nydia Negromonte. A abertura será neste sábado (9), das 17h às 22h, quando alguns dos artistas estarão presentes. A mostra pode ser vista até 7 de dezembro. Entrada franca. Informações (31) 3567-0881.
CineAfroBH
Sessões na Padre Lopes
Favela em diáspora, de Gabriela Matos (2017), e A grande ceia quilombola, de Rodrigo Sena e Ana Stela (2017), serão exibidos a partir das 18h, na Pedreira Padre Lopes – Pracinha da Vila, na Rua Sargento João Beraldo. As sessões fazem parte da Mostra CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura. Os filmes são realizados por cineastas afro-brasileiros, como forma de ecoar as importantes discussões trazidas no mês da consciência negra. Entrada franca. Informações: www.mostracineafrobh.com