Jornal Estado de Minas

Mesmo com temporais de janeiro, Campanha de Popularização não fez água

As chuvas torrenciais de janeiro passado causaram estragos em Belo Horizonte, mas não “afundaram” os espetáculos em cartaz na 46ª Campanha de Popularização Teatro & Dança – pelo contrário, mantiveram o público cativo, e a maratona teatral terminou contabilizando cerca de 110 mil ingressos vendidos, segundo o Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Sinparc), que organiza o evento.





O campeão de bilheteria não é nenhuma novidade. Aliás, é uma cena que já se repete em quase metade dos 46 anos de história da campanha. A comédia Acredite, um espírito baixou em mim, estrelada por Ilvio Amaral e Maurício Canguçu, foi a mais vista.
 
Em cartaz desde 1998, a peça já foi vista por cerca de 3 milhões de espectadores em Minas Gerais e nos outros estados por onde circulou, de acordo com Canguçu, que atualmente se divide entre o palco e a gestão da seção mineira da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Ele assumiu em outubro passado o cargo de coordenador da Funarte no estado.

Rômulo Duque, presidente do Sinparc, diz que janeiro foi um mês completamente atípico, devido aos longos temporais, mas a plateia mostrou que não tem “tempo ruim” quando a vontade é se divertir, seja nas comédias, nos dramas ou nos espetáculos que demandam pesquisas e têm conteúdo mais profundo. No ranking dos 10 mais, no entanto, sete são comédias rasgadas e três, espetáculos infantis,

“A campanha 2020 teve três semanas a menos do que o tradicional, devido ao carnaval. Ela sempre vai até a primeira semana de março, e acho que poderíamos tranquilamente ir até o dia 1º do próximo mês. Geralmente, são 10 semanas”, observa Duque.




 
Além da duração mais curta, houve o contratempo da suspensão de dois espetáculos infantis que seriam apresentados no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, no Centro de BH. A probabilidade da queda de árvores durante o período chuvoso levou à interrupção do funcionamento do teatro.

Já o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que no ano passado abrigou espetáculos da campanha, desta vez tinha em cartaz uma peça que não integrava a promoção, “o que não foi bom para nós”, diz o presidente do Sinparc. Com isso, o eixo de espetáculos “de pesquisa” ficou restrito às salas da Funarte e “com todos os ingressos esgotados”. Duque destaca Orfãs de dinheiro, monólogo escrito e interpretado por Inês Peixoto, como um dos sucessos da campanha, tendo atraído bom público ao Palácio das Artes.

Maurício Canguçu em cena de 'Acredite, um espírito baixou em mim' (foto: Dinâmico produções/Divulgação)
Para as próximas edições da campanha, Duque cogita não interromper a prorrogação durante o feriado de carnaval. “BH tem hoje um carnaval com muita gente de fora, mas nem todos curtem a folia. Dessa forma, o teatro seria uma opção. Esse é um ponto que vamos avaliar e discutir com os produtores dos espetáculos, para depois conversar com os responsáveis da Fundação Municipal de Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura e de outros setores.”





De 3 de janeiro a 16 de fevereiro, a campanha apresentou em BH mais de 150 espetáculos de teatro adulto, infantil e dança, sendo 52 estreantes na programação. De acordo com dados do Sinparc, foram realizadas mais de mil sessões a preços populares em diversos espaços da cidade. Neste ano, além da capital mineira, outras seis cidades receberam atrações: Betim, Contagem, Confins e Ribeirão das Neves, na Grande BH; Juiz de Fora, na Zona da Mata; e Sete Lagoas, na Região Central. Outra novidade foi a instalação de dois novos postos de venda de ingressos – nos shoppings Oiapoque, em BH, e Contagem.

ALEGRIA 
Maurício Canguçu foi passar o carnaval na praia, mas falou por telefone com a reportagem sobre o fato de Acredite, um espírito baixou em mim, escrito por Ronaldo Ciambroni, ter sido o espetáculo mais visto na 46ª Campanha de Popularização Teatro & Dança, com 10% do total de ingressos vendidos.

“Já estamos como espetáculo mais visto há 25 anos. Essa é uma peça que 'pegou', caiu no gosto das pessoas. Começou de forma despretensiosa, bem espontânea, e foi ficando em cartaz. No ano passado, para se ter uma ideia, comemoramos 21 anos e reunimos em cena 50 atores que já estiveram no elenco.”





Canguçu lembrou que as atrizes Bibi Ferreira (1922-2019) e Marília Pêra (1943-2015) assistiram ao espetáculo na temporada inicial, no Teatro do Icbeu, no Bairro de Lourdes, e se tornaram “nossas grandes amigas”, inclusive com trabalhos posteriores realizados em conjunto.

A aproximação cada vez maior com o público é um dos objetivos do Sinparc, que teve como slogan, nesta edição “Você na campanha”. “Para nós, é uma honra saber que, nesses 46 anos de realização do projeto, conseguimos conquistar o coração dos belo-horizontinos e transformar a campanha num dos principais eventos da cidade. Nosso objetivo é seguir proporcionando ao público a oportunidade de ter acesso à cultura, de forma democrática, e com ingressos a preços populares”, afirma Rômulo Duque.
'Filomena - anos de Peleja' foi um dos espetáculos mais vistos neste ano (foto: Leandro Furia/Divulgação)

OS 10 MAIS
1º Acredite, um espírito baixou em mim
2º Guaraparir
3º Auto da compadecida
4º O sítio do pica-pau amarelo
5º Manda quem pode, obedece 
quem é marido
6º Filomena – 25 anos de Peleja
7º O Rei Leão
8º Até que o face ou zap zap nos separe! Nos una ou nos mate!
9º Desempregados – Uma comédia que dá trabalho
10º Três porquinhos – A clássica história

Fonte: 46ª Campanha de Popularização Teatro & Dança





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