J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, vai doar 1 milhão de libras esterlinas (R$ 6,8 milhões) a instituições que amparam vítimas de violência doméstica e pessoas sem moradia, problemas agravados durante a pandemia do novo coronavírus. “Nós sabemos que a violência doméstica, infelizmente, tem crescido durante o lockdown”, explicou. Ela fez o anúncio no sábado (2), quando a Batalha de Hogwarts, episódio marcante de seus livros, completou 22 anos. Isso a levou a pensar nos profissionais que lutam pelo bem-estar do outro.
“É o aniversário de 22 anos da Batalha de Hogwarts, mas serei honesta e direi que soa inapropriado falar de mortes ficcionais. Muitas pessoas estão perdendo seus entes queridos no mundo real”, tuitou a autora de Harry Potter.
“No aniversário da grande vitória bruxa, estou pensando nas pessoas que estão lá fora fazendo seu trabalho para nos proteger”, comentou, informando que três profissionais de sua família atuam no combate à COVID-19. “Assim como todos os parentes, estou dividida entre orgulho e ansiedade”, revelou.
Rowling lembrou que os pobres são os mais atingidos em crises como a que o mundo enfrenta atualmente. “Em homenagem à Batalha de Hogwarts, farei a doação de 1 milhão de libras”, anunciou. De acordo ela, metade dos recursos será destinada a uma organização que acolhe mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. A outra metade será enviada a uma instituição voltada para a população sem-teto.