Jornal Estado de Minas

Música

Little Richard, músico pioneiro do rock, morre aos 87 anos

Little Richard, um dos maiores astros da história do rock, morreu aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo filho do músico, Danny Panniman, à revista Rolling Stones, neste sábado (9). A causa da morte não foi revelada. 



O artista já estava com a saúde bastante debilitada há alguns anos, sofrendo com problemas no quadril, além de ter sofrido um derrame.

Responsável por incontáveis hits ao longo da carreira, ele ficou conhecido pelo hit ''Tutti Frutti'', de 1956. O cantor e compositor também ganhou fama com as músicas ''Long Tall Sally'', ''Rip It Up'', ''Lucille'' e ''Good Golly Miss Molly''. 
 
Nascido em dezembro de 1932 no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, Little Richard iniciou seu envolvimento com a música ainda na adolescência, na década de 1940. 

Ao longo da carreira, realizou uma série de gravações que ajudaram a estabelecer o rock'n'roll e a influenciar uma série de outros artistas, como Elvis Presley, os Beatles e James Brown e os Rolling Stones. Para ele, o clássico ''Tutti Frutti'' foi o marco do nascimento do estilo musical marcado pelas guitarras elétricas. 
 
Richard Wayne Penniman, como constava em sua identidade, também era conhecido por seu estilo extravagante e teatral, além de incansável músico e pianista. 

Em 2013, o artista anunciou sua aposentadoria, aos 80 anos

Pelo Instagram, o guitarrista Kelvin Holly, membro da banda de Little Richard, lamentou a morte. ''Descanse em paz, Richard. Isso realmente dói. Meus pensamentos e orações vão para todos os meus colegas de banda e fãs em todo o mundo. Richard era realmente o rei.''