Fabio Porchat, Angélica, Preta Gil, Marcelo Adnet, Marisa Orth, Marcos Veras, Paulo Ricardo, Sidney Magal, Alok, Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli, Edson Celulari, Ingrid Guimarães, Tom Cavalcante, Nanda Costa e Latino são alguns dos artistas que vão participar da megalive beneficente Xô corô, em homenagem aos Mamonas Assassinas (foto), neste domingo (23), a partir das 17h, com transmissão no canal oficial dos Mamonas no YouTube (www.youtube.com/mamonasassassinas). Durante o evento serão relembradas músicas inesquecíveis dos meninos de Guarulhos, como Pelados em Santos, Robocop gay, Vira-vira e Sabão crá-crá. A apresentação será do ator e cantor Ruy Brissac, que interpretará Dinho no filme e na série Mamonas Assassinas. Ruy também foi o protagonista de O musical Mamonas.
QUILOMBOS
MOSTRA DE CINEMA
De hoje (22) a 5 de setembro, será realizada a 1ª Mostra de Cinema dos Quilombos, on-line e gratuita, resultado parcial da pesquisa/ levantamento iniciada em junho em parceria com as pesquisadoras Alessandra Brito e Maya Quilolo sobre o cinema feito nos quilombos no Brasil. São mais de 40 inscrições de filmes dirigidos por realizadores quilombolas, negros e brancos aliados às lutas antirracistas no país. Olhar caiçara na comunidade quilombola (foto), com direção coletiva, está entre os filmes exibidos. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas no site https://cinecipo.com.br/cinema-dos-quilombos/, onde também consta programação completa.
CHICO XAVIER
HOMENAGEM AOS 110 ANOS
Neste sábado (22) e domingo (23), será realizado megaevento on-line em homenagem aos 110 anos de nascimento de Chico Xavier. Amigos, pessoas que se inspiram na sua vida e obra, que estão levando a sua mensagem para a literatura, a arte, a ciência, o cinema, o teatro e a música, participam das comemorações. Entre eles, o cantor e compositor Fábio Júnior cantará a música Chico Xavier, que fez para o médium mineiro, neste sábado (22), às 21h30. Transmissão pelo youtube.com/redeamigoespiritatv.
NEVILLE D'ALMEIDA
SÉRIE ATOS
O cineasta Neville d'Almeida é o convidado da série Atos, exibida na TV Brasil, neste domingo (23), à meia-noite. Às vésperas de completar 80 anos, o diretor mineiro tem rica trajetória como roteirista, escritor, ator e fotógrafo. Na direção, Neville d'Almeida foi responsável pelos filmes A dama do lotação (1978), Os sete gatinhos (1980), Rio Babilônia (1982) e Matou a famíliae foi ao cinema (1991).
DUELO DE MCS
EVENTO ON-LINE
Com a impossibilidade de estar na rua por causa da pandemia do coronavírus, a Família de Rua realiza o Duelo na tela, neste domingo (23), às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da organização (www.youtube.com/familiaderua). Oito MCs de Minas Gerais participam do evento. Colombiana, Mina Nai, Eli Ribeiro, R Mensageira, Drizzy, Wad, Dias e Novak irão se enfrentar em batalhas de rimas improvisadas. Quem será responsável pela trilha sonora dos duelos é o DJ Coyote. A festa ainda terá show de FBC.
No fim de semana
DENISE FRAGA
A série teatral retorna à programação do Instituto Usiminas neste sábado (22), às 20h, com a peça Galileu e eu – A arte da dúvida, da atriz Denise Fraga (foto). Em novo formato, o espetáculo será exibido ao vivo no canal da Usiminas no YouTube (https://www.youtube.com/ UsiminasOficial), com acesso gratuito. A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei. Na nova montagem, Denise retorna à obra de Bertolt Brecht e cria pontes com o tempo presente.
FERNANDA ABREU
Inspirada pelos versos da emblemática música Eu vou torcer, Fernanda Abreu (foto) apresenta neste sábado (22), às 19h, direto de sua casa, o show Cativeiro. Em clima amistoso e intimista, onde a cantora aproveita para dividir histórias pessoais e artísticas, ela relembra clássicos dos seus 30 anos de carreira, como Kátia Flávia, Veneno da lata e Rio 40 graus, além de outras do seu mais recente álbum, Amor geral. O single recém-lançado Do Ben, homenagem a Jorge Ben, também está no roteiro. A transmissão será no Instagram (@sescaovivo) e YouTube (@sescsp).
TETÊ ESPÍNDOLA E LUCINA
As cantoras, compositoras e instrumentistas Tetê Espíndola e Lucina terão sua live exibida pela Rede Minas, neste sábado (22), às 19h30, como parte do movimento #Artesalva. Com 40 anos de carreira, Tetê gravou 16 discos. Em 1985, foi premiada no Festival dos Festivais com Escrito nas estrelas. Lucina ficou conhecida pelo trabalho com a parceira Luli. A dupla criou sete álbuns marcados pelos tambores e belas melodias. Suas composições foram interpretadas por Ney Matogrosso e Nana Caymmi, entre outros.
RODRIGO SURICATO
Após lançar Suricateando, seu novo álbum na sexta-feira, Rodrigo Suricato (foto) faz live neste domingo (23), às 18h, com transmissão no canal oficial do artista no YouTube. O repertório reunirá as principais canções de seus três discos anteriores, entre elas Sol-te, vencedora do Grammy Latino de 2015, algumas de Barão Vermelho, releituras inéditas e quatro músicasde Suricateando.
BRUNA MARQUEZINE
VOU NADAR ATÉ VOCÊ
Vou nadar até você, estrelado por Bruna Marquezine (foto), estreia no domingo (23), às 23h, no Canal Brasil. Dirigido por Klaus Mitteldorf, Peter Ketnath, Ondina Clais e Fernando Alves Pinto, os cineastas também fazem parte do elenco. No filme, Bruna interpreta Ophelia, uma jovem apaixonada por fotografia que cresceu ao lado da mãe, Talia (Ondina Clais), e sempre quis saber o paradeiro do pai. A jovem suspeita ser Tedesco (Peter Ketnath), um artista plástico alemão recluso e recém-chegado ao Brasil para inaugurar sua nova exposição.