Jornal Estado de Minas

Premiado espetáculo de Miguel Falabella ganha versão on-line


Um dos musicais brasileiros mais celebrados, vencedor de cinco prêmios e com 26 indicações nas principais premiações do país, O som e a sílaba (foto), com texto e direção de Miguel Falabella, será apresentado nesta quinta-feira (8), às 20h30, direto do Teatro Claro SP, com transmissão pelos canais no YouTube do Sesc em Minas (SescemMinasGerais) e do próprio teatro paulistano. A peça celebra o mistério e a singularidade da mente humana ao tratar da relação entre Sarah Leighton (Alessandra Maestrini) e Leonor Delise (Mirna Rubim), duas mulheres muito diferentes. A primeira, jovem e com dificuldades de se enquadrar na sociedade, tem Síndrome de Asperger. O autismo altamente funcional lhe permite habilidades em algumas áreas, entre elas os números ea  música. Já Leonor, diva internacional da ópera, tem mais de 50 anos e, por um acaso da vida, se tornou professora de canto.





NEWTON BIGNOTTO E HELOISA STARLING
ENCONTRO VIRTUAL
(foto: ARQUIVO PESSOAL)

O filósofo Newton Bignotto (foto) e a historiadora Heloisa Starling são os convidados do Sempre um Papo para o debate e o lançamento do livro de Bignotto, O Brasil à procura da democracia: da Proclamação da República ao século XXI (1889-2018), nesta quinta-feira (8), às 18h, com transmissão ao vivo no YouTube, Instagram e Facebook do projeto.  As preocupações com o contexto brasileiro contemporâneo e com o destino do país foram o ponto de partida para o minucioso estudo apresentado pelo livro, editado pela Bazar do Tempo.

LIVROS ANTIRRACISTAS
FINANCIAMENTO COLETIVO

A Páginas Editora lança campanha de financiamento coletivo para a produção editorial da coleção Diário negro – livros antirracistas. Serão quatro obras na coleção, startup criada pelo escritor, crítico e professor Anelito de Oliveira com a finalidade de fomentar processos midiáticos de enfrentamento do racismo. A coleção Diário negro reúne 40 entrevistas conduzidas pelo autor, feitas de maio a agosto de 2020, que constituem documento coletivo da experiência da pandemia provocada pela COVID-19. As entrevistas são distribuídas em quatro temáticas: sertão, afrobrasilidade, literatura e racismo. Doações pelo site Catarse (www.catarse.me).

MARYSA ALFAIA
RELEITURAS
(foto: Warner Music/divulgaÇÃO)

Marysa Alfaia anuncia nova fase de sua carreira com o lançamento de releituras de seu trabalho. Para celebrar os 25 anos de estrada, ela lançou a música Eu parei, em nova roupagem, com participação especial de Gerson King Combo (foto), o Rei do Soul Brasileiro, que morreu recentemente. O single, disponível nas plataformas de streaming, faz parte do projeto Parei Pra te Escutar.






CADÊ JEFF?
SÉRIE COLD CASE

O A&E exibirá mais um episódio da sexta temporada de Cold case nesta quinta-feira (8), às 22h. No caso desta semana, a manhã na Divisão de Homicídios da Filadélfia é marcada pelo desaparecimento de Jeff Feldman. O sumiço do garoto não seria de responsabilidade desse departamento, não fosse o seu envolvimento como testemunha de um caso sem solução de 2008.

EM BUSCA DE CARLOS ZÉFIRO
DOCUMENTÁRIO
(foto: curta!/divulgação)

A partir da década de 1950, quadrinhos eróticos assinados pelo misterioso Carlos Zéfiro foram vendidos clandestinamente em bancas de jornal do Brasil. Apelidadas de “catecismos”, as revistas foram responsáveis pela educação sexual de várias gerações, tendo sido publicadas por pelo menos duas décadas. O novo documentário do diretor Silvio Tendler, Em busca de Carlos Zéfiro, que estreia na sexta-feira (9), às 22h30, no Curta!, analisa a importância da obra de Zéfiro e mostra o autor por trás do pseudônimo — o pacato funcionário público Alcides Aguiar Caminha, que morreu em 1992.

LIVES

BNEGÃO CANTA 
DORIVAL CAYMMI
(foto: Ândrea Possamai/DIVULGAÇÃO)

Nesta quinta (8), às 19h,  o cantor, rapper e compositor Bernardo Santos – ex-integrante da banda Planet Hemp, mais conhecido como BNegão (foto) – apresenta BNegão canta Dorival Caymmi. Com a participação do violonista Bernardo Bosisio, a live intimista em formato voz e violão, transmitida direto da casa do artista, traz releituras das canções do universo de praieiro de Caymmi (1914-2008), inspiradas no encontro dos jangadeiros com o mar e seus mistérios. A lenda do Abaeté e É doce morrer no mar estão no repertório. O show será transmitido pelo Instagram (@sescaovivo) e YouTube (@sescsp).





>>>
JOHNNY HOOKER
(foto: Érica Colaço/DIVULGAÇÃO)

Sexta-feira (9/10), abrindo a primeira noite de apresentações do Sesc Bom Retiro, o cantor e compositor Johnny Hooker (foto) faz live, que será transmitida pelo Instagram (@sescaovivo) e YouTube (@sescsp). No show, o artista pernambucano mostra composições de seus dois álbuns de estúdio – Eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito! (2015) e Coração (2017). No repertório, Amor marginal, Alma sebosa e Corpo fechado (parceria com Gaby Amarantos) se destacam, além do hit Flutua.


>>>

DPA 3

Para celebrar o Dia das Crianças, a Globo Filmes realiza live sobre DPA 3 – Uma aventura no fim do mundo, dirigido por Mauro Lima, nesta quinta (8), às 18h, em seu perfil no Instagram (https://www.instagram.com/globofilmes/). O trio de detetives – formado por Leticia Braga (Sol), Pedro Motta (Pippo) e Anderson Lima (Bento) –, Nicole Orsini (a feiticeira mirim Berenice) e Klara Castanho (bruxa Dunhoca) vão participar do bate-papo.

>>>

GLÓRIA PIRES

Na sexta-feira (9), às 19h, o teólogo e pensador Caio Fábio convida a atriz Glória Pires para um debate sobre espiritualidade na prática. A renda da venda de ingressos será destinada a projetos da Cena (Comunidade Esperança Nova Aurora), trabalho social desenvolvido por missionários e voluntários no Centro de São Paulo. A live será transmitida pela plataforma digital Showin (www.showin.tv).