Tem início nesta terça-feira (20) o 13º Encontro Estadual de Museus. Pela primeira vez realizado de forma virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o evento vai tratar de aspectos relacionados à digitalização de acervos, documentação e novas tecnologias, por meio de palestras e mesas-redondas.
Leia Mais
Minas define nesta quarta (21) seu representante no Duelo Nacional de MCsFestival de Roma exibe documentário sobre Glauber RochaNa quarentena, bandas produzem novas versões de músicas antigasMuseus dos EUA vendem obra para enfrentar a crise causada pela pandemiaA Igreja que detém direitos de sucessos de Rihanna e BeyoncéA abertura será às 18h desta terça, com a palestra “Os museus no contexto nacional e mineiro”. Participam do debate o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; a presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil), Renata Motta; e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Pedro Mastrobuono.
Às 19h, a fundadora do Museu Vivo e atual diretora de Relações Institucionais do MAM Rio, Lucimara Letelier, vai falar sobre sustentabilidade nos museus diante do contexto da pandemia.
Na quarta (21), às 10h, será promovida a mesa “Documentação museológica e digitalização dos acervos”. O debate contará com a participação de profissionais que desenvolvem trabalhos na área. Haverá exposição de cases dos museus estaduais vinculados à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), de museus componentes do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP) e do Museu do Diamante-MG/Ibram.
Na quinta (22), às 14h, ocorre um bate-papo com Mariana Martins (Museu da Imigração-SP), Débora Calixto (Diretoria de Museus – Secult), Ana Cláudia Rolla (Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – Mariana) e Wanalyse Emery (Museu Casa Guignard – Ouro Preto) sobre inovação e tecnologia. As gestoras vão compartilhar experiências a partir do uso das redes sociais e do desenvolvimento técnico, da pesquisa e da difusão dos seus acervos.
Encerrando a programação, na sexta (23), às 10h, a consultora em estratégias de mobilização de recursos Suellen Moreira vai falar a respeito da sustentabilidade financeira das instituições. Será abordada a diversificação de fontes e estratégias de captação de recursos que podem fortalecer as instituições.
O encontro é uma realização do Sistema Estadual de Museus, que atua na orientação para criação e gestão de museus. É responsável ainda pela criação e manutenção do cadastramento de instituições mineiras. Até outubro de 2019, foram registrados 424 museus em todo o estado.
13º ENCONTRO ESTADUAL DE MUSEUS
Desta terça-feira (20) até sexta (23), no canal da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) no YouTube. A programação está disponível no site cultura.mg.gov.br