“Acho fantástico que façam uma coisa dessas em meio às turbulências. Gosto deste espírito de luta! Temos que batalhar para melhorar o Brasil e também para a própria pessoa se realizar individualmente”, defende a escritora Nélida Piñon, de 83 anos. Nesta quinta-feira (26), ela vai participar da primeira edição da Feira Literária de Tiradentes (Fliti), que será aberta às 10h30.
FLITI
Nélida marcará presença por meio de um vídeo. Ela está lançando o romance Um dia chegarei a Sagres (Record). “A editora queria guardá-lo para 2021. Mas disse que queria que o livro saísse na pandemia, porque confio na literatura brasileira. E está sendo extraordinário”, comemora.
Primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, Nélida conta que tem se divertido com o novo modelo de eventos literários por meio de vídeos e lives. “Estou achando muito interessante. Você não precisa sair de casa e ir para o aeroporto. Para dizer a verdade, estou contente, em paz em minha casa. Gosto muito da vida em casa, sou uma mulher de temperamento alegre.”
A Flit não será evento virtual, como tem ocorrido na área cultural por causa da COVID-19. A feira na cidade histórica receberá o público, prometendo seguir os protocolos sanitários.
Durante a programação, a Livraria Quixote, de BH, vai lançar selo próprio voltado para as crianças. “Queremos descobrir novos autores e trabalhar com escritores cujos títulos despertem nas crianças o prazer da leitura. Queremos promover a delicadeza e sensibilidade que o livro pode trazer”, explica Claudia Masini, uma das fundadoras da Quixote, criada em 2014.
O escritor belo-horizontino Ronaldo Simões Coelho, de 88 anos, estará em Tiradentes para distribuir gratuitamente 1 mil exemplares de seu Pérola torta. “É um livro sobre Aleijadinho. Na verdade, é um convite para as pessoas conhecerem a história de Minas”, diz.
Diagnosticado com COVID-19 no início de novembro, Ronaldo não teve sintomas graves e sua recuperação foi rápida. Os médicos o autorizaram a participar da feira. “Fiquei todo alegre, pois estou recebendo uma homenagem. O fato de poder voltar... Sempre trabalhei com as crianças, gosto de fazer isso até hoje”, comemora ele.
A programação da Flit inclui o lançamento da edição comemorativa dos 40 anos de Menino Maluquinho, livro do mineiro Ziraldo.
VIRTUAL
Além da feira literária, a cidade histórica vai receber, até domingo, a nona edição do Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, com programação totalmente on-line.
“Fazer um festival neste momento é um ato de resiliência, de mostrar que a cultura está viva e cumprindo seu papel de manter a sociedade viva”, diz o curador Gustavo Carvalho. “Nossa ideia é promover diálogos entre as diferentes linguagens da arte. Nosso desejo é construir uma ponte entre essas áreas”.
De acordo com ele, o formato virtual garante segurança a artistas, equipes de produção e ao público. Shows, debates, peças e filmes serão disponibilizados gratuitamente no site do Vertentes. Apenas a performance-instalação Mil litros de preto, de Lucimélia Romão, será realizada presencialmente, entre sexta-feira (27) e 6 de dezembro, no Centro Cultural da cidade, com 10 pessoas por sessão.
Abrindo a agenda, o líder indígena Ailton Krenak participará de debate virtual no Ciclo Pororoca – Ciclo de Ideias, nesta quinta-feira (26), às 15h30. Outras atrações são o escritor moçambicano Mia Couto, a ilustradora Marilda Castanha, o artista visual cubano Nelson Ramírez Arellano e o crítico de cinema russo Anton Dolin.
“Neste tempo tão esquisito e sombrio, a tecnologia pode beneficiar a arte”, defende Gustavo, ressaltando que vários convidados não poderiam participar de um evento presencial. Porém, ele admite: “Não é a mesma coisa. Há toda uma magia em estar junto. Isso, na minha opinião, é insubstituível. Mas (a tecnologia) é uma alternativa, uma forma necessária de manter a arte presente.”
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria
FLITI
Desta quinta-feira (26) a domingo (29), no Centro Histórico de Tiradentes.
Evento presencial.
FESTIVAL ARTES VERTENTES
Desta quinta-feira (26) a 6 de dezembro. Evento virtual. Programação completa no site www.artesvertentes.com