Os podcasts já se tornaram um formato bem conhecido de contar histórias e, por isso, o “Uai, Indica Essa” desta semana traz alguns exemplos de produções brasileiras e estrangeiras com o poder de emocionar, instigar e fazer imaginar. Nesta lista confira três exemplos de histórias reais que dão vontade de maratonar. No vídeo abaixo incluímos outros exemplos de produções premiadas para ampliar essa lista e deixamos trechos para você ter uma prévia dos conteúdos.
Para mais vídeos como este, clique aqui
1 - Rádio Ambulante
A primeira indicação é um podcast em espanhol para quem se interessa por histórias feitas aqui na América Latina. O Rádio Ambulante quer celebrar a diversidade e a complexidade da nossa região. E, por isso, ganhou em 2014 o prêmio Gabriel García Márquez na categoria Inovação. O podcast já está na 10ª temporada e aceita inclusive propostas de pautas para serem abordadas no podcast vindas dos ouvintes. As histórias são simples, mas tem o poder de encantar, informar e emocionar.
2 - Vidas Negras
Vidas Negras é um podcast original da Spotify, produzido pela Rádio Novelo, a mesma de Praia dos Ossos, e relaciona o passado e o presente de uma forma surpreendente. O podcast tem apresentação do jornalista Tiago Rogero, que analisa e liga nos episódios a história e as obras de personalidades negras essenciais para entender a formação da identidade brasileira.
Tem episódios sobre feminismo, dramaturgia, história e até mesmo a curiosidade que dá origem à ciência, isso tudo com a presença de estudiosos atuais, como a filósofa Sueli Carneiro, a doutora em física Sonia Guimarães e a jornalista Anielle Franco.
Vidas negras importam. E aqui elas são celebradas. Vidas Negras, o novo original Spotify produzido pela Novelo, estreia na quarta-feira, dia 04 de novembro. Apresentada pelo jornalista @TiagoRogero, a série entrelaça a trajetória de personalidades da história e da atualidade. pic.twitter.com/4v3QEsLoTm
%u2014 Rádio Novelo (@radionovelo) November 2, 2020
3 - Serial
Os podcasts em língua inglesa se tornaram porta de entrada para muitas pessoas no mundo da narração em áudio. Um dos mais antigos e conhecidos é Serial, que na primeira temporada (2014) falou sobre o caso de Adnan Syed, um garoto mulçumano que foi acusado de matar a ex-namorada em Baltimore. A jornalista Sarah Koenig conversa com ele, conhecidos e amigos de Hae Min Lee para tentar entender o que ocorreu.
"With Serial, we were experimenting with using television as a model. With this one, we looked to novels.%u201D #STown https://t.co/IzFdwcNDhz
%u2014 Serial (@serial) April 1, 2017
(*) Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves