Os eleitos, série que estreia nesta sexta (5/2) no Disney%2b, é baseada em fatos reais. Acompanha o começo do programa espacial americano, destrinchado pelo escritor e jornalista Tom Wolfe (1930-2018), um dos papas do chamado novo jornalismo, no livro homônimo de 1979. A narrativa, que consumiu 15 anos de entrevistas e pesquisas de Wolfe, gerou, em 1983, o longa-metragem de mesmo nome dirigido por Philip Kaufman, que levou quatro Oscars.
Criada por Mark Lafferty, a série dá os devidos créditos às produções anteriores. Mas a assinatura Disney tem muito peso. Ou seja: tudo é romanceado, preto no branco, sem muitas nuances. Um quesito essencial da narrativa de Wolfe levada para o cinema é deixado de lado. O longa Os eleitos tinha como protagonista Chuck Yeager (Sam Shepard), ás da aviação dos EUA, a primeira pessoa a quebrar a barreira do som (em 1947!). Só que não se encaixava nos rígidos padrões da Nasa – como não ter diploma universitário – e, portanto, ficou de fora do programa.
O título original da série, livro e filme é The right stuff, ou seja, a coisa certa. E são outros sete pilotos de prova considerados os certos, os eleitos para dar início ao programa espacial, o chamado Projeto Mercury – o grupo é apelidado de Mercury Seven ou os Sete Originais.
NASA
O primeiro projeto tripulado de exploração espacial da Nasa busca estabelecer a superioridade dos EUA no setor, suplantando as conquistas soviéticas – que estavam na frente naquele momento, em plena Guerra Fria.
Dois pilotos, também brilhantes, despontam já como protagonistas da produção. Como um prólogo, a sequência inicial acompanha a madrugada de 5 de maio de 1961. Alan Shepard (Jake McDorman) e John Glenn (Patrick J. Adams) surgem correndo e escovando os dentes até que, de roupão, têm a primeira conversa regada a filé-mignon (o que seria um café da manhã).
Leia Mais
Sucesso de 'Lupin' mostra virada de jogo no mundo das sériesSérie investiga os maiores crimes ambientais brasileiros Globo de Ouro 2021 | Netflix domina indicações para filmes e TVSéries premiadas pelo Globo de Ouro se inspiram na vida real'Os eleitos': série do Disney+ recria momentos icônicos da história da Nasa'Triste ter de gastar tanta energia reconstruindo a cultura do Brasil''Arcanjo Renegado' exibe a 'guerra civil de fogo branco' no Rio de JaneiroPara saber qual dos dois entrou no foguete Mercury-Redstone basta fazer uma pesquisa rápida no Google. A série não dará essa resposta tão rápido, pois somente depois dessa cena a produção efetivamente tem início. É 1959 e a recém-criada agência espacial corre contra o tempo. Tem de escolher os melhores pilotos dos EUA para finalmente colocar um americano no espaço.
A partir daí, acompanhamos a trajetória daqueles que viriam a ser os eleitos. Shepard e Glenn são totalmente opostos. O primeiro é arrogante, mulherengo, pula de cama em cama, a despeito da aliança no anular esquerdo. Está frustrado, já que voa menos do que gostaria – subiu na hierarquia da Marinha, então boa parte de seu tempo é dedicada ao serviço burocrático.
Já Glenn é político até o último fio de cabelo. Popular, tem um casamento feliz com a mulher que conhece desde a infância. Mas a despeito do brilhantismo no ar, também se encontra com a carreira engessada. Os dois estão próximos dos 40, têm consciência de que não há mais nada a fazer como pilotos. O próximo passo tem que ser o espaço.
Outros nomes farão parte do seleto grupo, como Gordo Co- oper (Colin O’Donoghue), que, mesmo sem ser astro como os colegas, não fica a dever em nada quando está no ar. Acabou de perder o melhor amigo em um acidente, está separado da mulher. A entrada para o Projeto Mercury dará outro sentido à sua vida.
CARTA
O primeiro episódio serve como uma carta de apresentação dos personagens. São várias as sequências de testes – alguns excruciantes – até que da centena de potenciais astronautas saiam os sete em questão.
É uma história fascinante, cujos episódios vão culminar no 5 de maio de 1961. Porém, não custa repetir que o olhar Disney carece de um tom mais crítico. É tudo muito idealizado, família, correto demais.
OS ELEITOS
Série em oito episódios. Estreia nesta sexta-feira (5/2), na Disney