No cada vez mais concorrido mercado do streaming, o filão que envolve animações, quadrinhos e super-heróis vem se tornando indispensável na disputa por assinantes. Apostando nisso, a Amazon Prime Video lança nesta sexta-feira (26/3) a série “Invincible”, que mescla esses três elementos, mas com foco no público adulto.
A produção é baseada na HQ homônima assinada pelo norte-americano Robert Kirkman, publicada entre 2003 e 2018. Kirkman foi o responsável pela criação do seriado de TV. Ele também é autor da série gráfica “The walking dead”, cuja adaptação se tornou um dos maiores sucessos da história recente da televisão mundial.
Mark (dublado pelo ator Steven Yeun, astro de “The walking dead” na TV) descobre que também tem superpoderes e pretende seguir os passos do pai. Escolhe um traje especial e se torna o Invincible, juntando-se a um grupo de jovens heróis que vêm sendo preparados para proteger o planeta.
Porém, esse processo é complexo. Antes de salvar o mundo, Mark precisa lidar com percalços naturais da adolescência: aulas, notas e o próprio coração. Em meio a namoricos desacertados, típicos dessa fase da vida, ele conhece Samantha Eve Wilkins, estudante de seu colégio e dona de superpoderes sob a identidade de Atom Eve.
À medida que se aproxima da rotina dos poderosos, Mark descobre que aquele ambiente não é assim tão glorioso. Muito pelo contrário, aliás. Depois do assassinato de uma legião inteira de super-heróis, sendo o pai dele único sobrevivente, surgem sérias dúvidas sobre a real conduta do até então celebrado Omni-Man.
Tudo é intenso nos primeiros episódios. Com o pai fora de combate e heróis do Guardians of the Globe mortos, cabe a Invencible e outros jovens superpoderosos lutar contra invasores de outro planeta dispostos a exterminar a humanidade.
Se o enredo se parece muito com o de outras histórias envolvendo heróis, a exemplo de “The Boys”, há diferenciais em “Invincible”. Embora a animação seja protagonizada por um adolescente, o conteúdo é destinado ao público mais maduro.
Cenas de violência não poupam detalhes da carnificina que superpoderes de heróis e vilões são capazes de produzir.
Há muito sangue, corpos desfigurados e vísceras espalhadas. O clima de romance e paquera tem momentos picantes. Tudo sob a estética que lembra muito os desenhos vistos na infância por quem já passou dos 30.
DRAMA “Vou deixar meus filhos assistirem, mas não sou o melhor dos pais. Então, não recomendaria o mesmo para todo mundo”, disse Robert Kirkman durante evento de divulgação de “Invincible” promovido pelo site americano IGN.
De acordo com ele, a série é “muito madura, bem parecida com os quadrinhos”, essencialmente “um drama que acaba sendo um desenho animado”.
À revista norte-americana Entertainment Weekly, Kirkman enfatizou que além da luta do bem contra o mal, a trama é sobre um filho, seu pai e sua mãe no mundo dos super-heróis, “e todas as complicações que vêm daí”.
A produção conta com nomes conhecidos no elenco de dubladores, como os atores Sandra Oh (de “Killing Eve”), Zazie Beetz (“Deadpool 2”) e Mark Hamill (“Star wars”).
“INVINCIBLE”
• Estreia nesta sexta-feira (26/3), na Amazon Prime Video, que disponibilizará três episódios. Os outros cinco serão lançados até 30 de abril, sempre às sextas.