Na sexta-feira passada, “Quiz – Quem quer ser um milionário?” chegou ao catálogo da Globoplay. O nome é familiar, pois o programa, originário da TV britânica, é mundialmente famoso e teve sua versão brasileira, “Show do milhão”, apresentada por Silvio Santos no SBT/Alterosa. Porém, a minissérie trata de um escândalo ocorrido numa das edições inglesas do reality show, em 2001.
Na ocasião, Charles Ingram, major do Exército, levou o prêmio de 1 milhão de libras graças ao esquema fraudulento que envolveu sua mulher, Diana, e o professor universitário Tecwen Whittock. Presentes na plateia, os dois davam sinais a Charles sobre as respostas corretas.
O escândalo levou Ingram a julgamento, num processo que dividiu opiniões na época. O caso chegou à TV inglesa como minissérie em abril de 2020, quase um ano antes de estrear no Brasil.
Criada por James Graham, a produção dramática tem apenas três capítulos de 60 minutos. Os dois primeiros mostram o surgimento do fenômeno “Quem quer ser um milionário?” e como Ingram se preparou para participar dele, depois de seguidas tentativas frustradas. O capítulo final foca no conturbado julgamento do ex-major, um caso muito mais complexo do que uma simples trapaça.
Com nomes populares no elenco, como Michael Sheen (da saga “Crepúsculo”) interpretando o apresentador Chris Tarrantdo, Matthew Macfayden (“Orgulho e preconceito”) e Sian Clifford (“Fleabag”), nos papéis de Charles e Diana Ingram, a atração registrou altos índices de audiência na Inglaterra.
“QUIZ – QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?”
• Com três episódios, a minissérie é disponibilizada pela plataforma Globoplay