Em junho de 2018, Demi Lovato se apresentou no palco do Rock in Rio Lisboa, em Portugal. Durante a apresentação, ela se emocionou ao cantar a música ''Sober'', lançada poucos dias antes, cuja letra fala sobre a batalha que a cantora norte-americana trava desde 2012 para se manter sóbria. Nos bastidores, Demi recebeu uma ligação de sua mãe, Dianna De la Garza, que disse: ''Este é o melhor show que você já fez. Sabe de uma coisa? Acho que só vai melhorar a partir de agora.''
Leia Mais
Katy Perry e Demi Lovato usam o velho clipe para revelar intimidades Pai de Britney Spears, seu ex e a mídia 'apanham' em filme sobre a cantoraJustin Bieber afirma que medo o levou a ficar longe da músicaDemi Lovato anuncia turnê 'HOLY FVCK' em BH'Voz poderosa': Supla elogia nova música de Demi Lovato e viralizaO incidente é o ponto de partida da série documental ''Dancing with the devil'', do YouTube, que teve seus dois primeiros episódios disponibilizados gratuitamente na última terça-feira (23/3). Ao todo, serão quatro. Os próximos dois serão lançados na próxima terça-feira (30/3) e na seguinte (6/4), mas serão exclusivos para assinantes do YouTube.
Com direção assinada por Michael D. Rather, a produção conta a história sob o ponto de vista de Demi Lovato, mas inclui a visão de outras pessoas próximas à cantora.
No primeiro episódio, intitulado ''Perdendo o controle'', ela conta as razões que a levaram a recair, após seis anos de sobriedade, entre elas a compulsão alimentar e o controle que sua equipe exercia sobre sua alimentação. Também é revelado que, antes da overdose, a cantora estava gravando outro documentário, com foco nos bastidores da turnê ''Tell me you love me''.
CONTEXTO
Por isso, ''Dancing with the devil'' consegue retratar como estava a vida da cantora antes da crise. Apesar do projeto inicial ter sido engavetado, algumas imagens e depoimentos foram recuperados para contextualizar a história.Bastante franca diante das câmeras, Demi Lovato detalha, inclusive, as substâncias que estava consumindo na época. O coquetel mortal era composto por heroína, crack, metanfetamina, cocaína e álcool.
''Eu estava completamente miserável'', diz ela, em determinado momento. ''Nenhum amigo meu sabia o que eu estava tomando. Eu escondia de todo mundo. Era muito boa nisso, esconder o fato de que era viciada em crack e heroína. Eu cruzei uma linha que nunca havia cruzado no vício.''
Na noite em que o consumo de drogas saiu do controle, ela telefonou secretamente para um traficante, após a festa de aniversário de um amigo, e tomou uma mistura letal de heroína e oxicodona com fentanil.
Na manhã seguinte, Jordan Jackson, sua ex-assistente, a encontrou desacordada, como mostra o segundo episódio da série, ''A cinco minutos da morte''.
CONSULTA
Jordan explica que chegou à casa de Demi mais cedo que o de costume porque a cantora tinha uma consulta médica. Quando bateu à porta do quarto, não obteve resposta. Após insistir mais algumas vezes, Jordan abriu a porta e percebeu que Demi estava desmaiada e acionou o segurança pessoal da cantora.Uma vez que pediu ajuda, Jordan saiu do quarto para chamar uma ambulância. A ligação é reproduzida no documentário, incluindo uma parte em que a ex-assistente pede para os paramédicos: ''Sem sirenes''.
''Houve um ponto em que ela ficou azul'', conta. ''Todo o seu corpo ficou completamente azul, e eu tive certeza de que ela estava morta''.
''Tenho muita sorte de estar viva'', diz Demi, no documentário. ''Meus médicos disseram que se tivesse demorado de 5 a 10 minutos a mais para ser socorrida, se minha assistente não tivesse me encontrado, eu não estaria aqui hoje.''
Quando Demi finalmente chegou ao hospital, foi constatado que ela havia sofrido três derrames e um ataque cardíaco.
A cantora explica que os derrames causaram danos cerebrais permanentes e a deixaram com pontos cegos na visão que a impedem de ler e dirigir. ''Foi muito importante quando eu consegui ler um livro, o que aconteceu dois meses depois, porque minha visão ficou muito embaçada.''
Embora seja muito revelador do abismo emocional de Demi, o documentário toma cuidado para não ser considerado impróprio para os fãs da artista, em sua maioria adolescentes e jovens adultos. Antes da primeira cena, uma mensagem alerta sobre os temas abordados.
''Este episódio apresenta conteúdo sobre dependência e transtornos alimentares que podem ser 'gatilho' para algumas pessoas. Se você ou alguém que você conhece precisa de apoio, existem lugares onde pode ir para obter ajuda'', diz o texto.
Em ''Perdendo o controle'', a mensagem final diz: ''É ok pedir ajuda”. Já em ''A cinco minutos da morte'', episódio em que Demi Lovato também discute abuso sexual, o recado final é: ''Você não está sozinho''. Nos dois episódios, são listadas linhas diretas para pedir ajuda.
VERDADE
Durante sua participação no festival SXSW 2021, realizado virtualmente devido à pandemia do novo coronavírus, a cantora afirmou que um relato franco como o do documentário pode ajudar muita gente.''Quero mostrar aos meus fãs o quão longe eu fui, a verdade. Acho que vai beneficiar muita gente. Foi muito difícil. Mas sou grata de ter reencontrado o meu propósito'', disse.
Gravado em 2020, em meio à crise sanitária mundial causada pela COVID-19, o documentário traz depoimentos de amigos, familiares e pessoas próximas à artista, inclusive o da coreógrafa Dani Vitale, acusada de fornecer drogas à cantora.
Nascida em Albuquerque, no Novo México, nos Estados Unidos, Demi Lovato iniciou a carreira de atriz em 2002, no elenco do programa infantil ''Barney e seus amigos''. Seu reconhecimento internacional veio a partir de 2008, quando passou a atuar em produções do Disney Channel: nos filmes ''Camp rock''(2008) e ''Camp rock 2: The final jam'' (2010), e na série ''Sunny entre estrelas'' (2009-2011).
Nessa mesma época, ela iniciou a carreira de cantora, com os álbuns ''Don't forget'' (2008), ''Here we go again'' (2009). Após deixar o canal, Demi Lovato passou a investir mais consistentemente na carreira de cantora e lançou os álbuns ''Unbroken'' (2011), ''Demi'' (2013), ''Confident'' (2015) e ''Tell me you love me'' (2017). Ela também foi jurada do programa ''The X factor'', entre 2012 e 2013, ao lado de Britney Spears, L.A. Reid e Simon Cowell.
Seu sétimo álbum de estúdio, ''Dancing with the devil... The art of starting over'', está programado para ser lançado na próxima sexta-feira (2/4). Com 19 faixas, o trabalho conta com parcerias com Ariana Grande, Noah Cyrus, Sam Fischer e Saweetie.
DEMI LOVATO: DANCING WITH THE DEVIL
Série documental em quatro episódios. Os dois primeiros estão disponíveis gratuitamente no YouTube. Os episódios 3 e 4 serão lançados no próximo dia 30 e em 6 de abril, respectivamente, e ficarão disponíveis apenas para assinantes do YouTube.