Com mediação de Maria Carolina Fenati e da escritora Adri Aleixo, as poetas mineiras Simone Teodoro e Lara de Paula apresentarão seu trabalho e discutirão questões de gênero no “Sarau literário delas”. Promovido pelo Sesc Palladium, o projeto voltado para a literatura feminina e a arte independente será transmitido na quarta-feira (31/3) à noite, no Instagram.
Leia Mais
Minas se esquece de Autran Dourado, que dedicou sua obra à alma mineiraConfira filmes e séries que são destaque no catálogo da Netflix em abrilFernando Marinho lança 'De volta pra casa', declaração de amor ao forróBordado e literatura contam histórias no sarau on-line do Sesc PalladiumMorre o escritor e psicanalista Contardo CalligarisSérie da Netflix revela universo de Sherlock Holmes às gerações mais novas“Todas nós lidamos com essa questão”, reforça Adri Aleixo. “Estudo gênero na minha dissertação e a Simone também. A Lara é arqueóloga e poeta atuante. E a Carolina tem uma editora formada por quatro mulheres. Mesmo que a gente não discuta sobre isso, a gente já é a representação de gênero”, diz ela.
Historiadora com formação complementar em letras, Maria Carolina Fenati criou a editora Chão de Feira após as várias horas que passou em bibliotecas durante o mestrado e o doutorado realizados na Europa. Nesses tempos de confinamento social, ela conta que o quarteto feminino que comanda a empresa trabalha a distância, sem maiores problemas.
Carolina elogia a iniciativa de realizar este sarau-live durante a pandemia. “É muito importante que o Sesc, enquanto instituição, se posicione a favor da cultura. Afirmar a possibilidade de fazer eventos dentro do possível é mostrar que a gente continua precisando de cultura”, comenta.
Adri Aleixo adianta que as participantes farão “um bate e volta” amanhã. As convidadas lerão poemas autorais e poesias das companheiras de live.
“A ideia é ver os nossos poemas na perspectiva de outra poeta. Simone Teodoro é minha amiga há muitos anos, acompanho seu trabalho faz tempo. Estou conhecendo a obra da Lara só agora, pois seu trabalho é mais recente”, comenta Adri.
Professora de linguagens e mestranda em literatura brasileira pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Adri Aleixo já publicou dois livros de poesia: “Des.caminhos” (2014) e “Pés” (2016).
Simone Teodoro lançou os livros de poesia “Distraídas astronautas” (2014) e “Movimento em falso” (2016). Mestra e doutoranda em literatura brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela publicou textos em revistas literárias eletrônicas no Brasil e em Portugal.
Além de poeta, Lara de Paula é mestra e doutoranda em antropologia, com habilitação em arqueologia pela UFMG.
“SARAU LITERÁRIO DELAS”
Com Maria Carolina Fenati, Adri Aleixo, Simone Teodoro e Lara de Paula. Quarta-feira (31/3), às 19h, no perfil do Sesc Palladium no Instagram (@sesc.palladium)
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria