A arte de lidar com a palavra é tema do festival dedicado a Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes, que começou nesta segunda-feira (24/5) e prossegue até sábado (29/5). Em 2020, foram lembrados os 40 anos da morte de Vinicius e os centenários de nascimento de Clarice e João Cabral.
Professores, jornalistas e músicos analisarão o legado do trio e a atemporalidade das respectivas obras, por meio de palestras, vídeos, leituras e sarau no festival “A arte da palavra”.
Leia Mais
Manuscritos de 'A hora da estrela' revelam 'segredos' de Clarice LispectorBrasil saúda os 100 anos da eterna Clarice LispectorEdição em dois volumes reúne a obra completa de Vinicius de Moraes Não foi só Elis: vídeo de 1991 reuniu Tom e Vinícius após morte do poeta Toquinho mostrará canção inédita com Vinícius de Moraes na TV GloboSandra Pêra e Ana Beatriz Nogueira levam Clarice Lispector para o palcoMusical inspirado em clássico de Clarice Lispector chega a BHFamília disponibiliza na internet todo o acervo de Vinicius de Moraes“Caiu a ficha sobre o poder que a palavra tem. Entrando no mundo da Clarice e do João, lendo e relendo, me lembrei do Vinicius de Moraes, a quem conheci pessoalmente”, diz ela.
No primeiro vídeo, lançado nesta segunda-feira (24/4) e disponível no canal do Karmim no YouTube, a professora Maria de Lourdes Gouveia faz palestra sobre a obra da escritora Clarice Lispector.
O poeta João Cabral de Melo Neto será tema do vídeo que será publicado quarta-feira (26/5), com palestra de Edneia Rodrigues Ribeiro. Doutora em estudos literários, ela colaborou com Antônio Carlos Secchin na organização do livro “Poesia completa de João Cabral”.
Na sexta-feira (28/5), o bate-papo sobre Vinicius de Moraes ficará por conta do músico Gilvan de Oliveira e do jornalista Kiko Ferreira. Diplomata, poeta, compositor e articulista, Vinicius é um dos pais da bossa-nova.
Fechando a programação, no sábado (29/5), sarau musical reunirá Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Gilvan de Oliveira, Vivian Assis, Mauro Rodrigues e Eneias Xavier.
Os vídeos serão disponibilizados sempre às 20h, no
canal do selo Karmim no YouTube
.* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria