Daveed Diggs, de 39 anos, e Rafael Casal, de 35, são atores, músicos, poetas e escritores, amigos desde o colégio em Oakland, Califórnia. Eram quase desconhecidos quando, em 2018, lançaram o filme “Blindspotting”, projeto escrito e protagonizado por ambos que levou uma década para vir a cabo. Dirigida por Carlos López Estrada, a comédia dramática acompanha os parceiros Collin (Diggs) e Miles (Casal), um negro e outro branco, na cidade onde sempre viveram. Foi super bem recebida no circuito independente.
Leia Mais
Grupo Teresa, formado só por mulheres, canta o amor em seu primeiro discoPrazer, feminino, programa sem tabus, ganha segunda temporadaCom liberdade feminina e poesia, Camilla Inês lança "Gotas de oceano"Protagonista de 'Physical' exercita o corpo para liberar a mente'Save me', que derrotou 'The crown' no Bafta, é atração da GloboplayCLICHÊ
“Quando a (produtora) Lionsgate nos propôs a série, três anos atrás, dissemos não na hora. Pegar um filme e transformá-lo em série é um grande clichê. Daveed e eu até brincamos com isso. Mas daí pensamos se não haveria outra maneira. E se não fosse sobre nós, mas sobre Ashley, com dança e música? Seria um sonho. Propusemos e eles deram OK”, diz Rafael Casal.Ele e Daveed Diggs continuam no comando da produção, atuando como criadores e também com papéis menores. O primeiro acontecimento da série, cuja narrativa se passa seis meses após a do filme, é a prisão de Miles. Na véspera do ano-novo, ele é detido por tráfico. Sem muita perspectiva, Ashley pega Sean e vai morar com Rainey, sua sogra nada convencional. De quebra, tem de lidar com a cunhada Trish (Jaylen Barron), também imprudente e cheia de delírios.
A série traz números de dança e música (Jasmine e Diggs participaram do musical “Hamilton”), além de outros elementos. Há vários momentos de quebra da quarta parede. Olhando para a câmera, Ashley faz rimas, tornando o público cúmplice das questões que a afligem.
“Foi muito desafiador. Não sou rapper, não sei rimar, mas descobrimos durante as gravações que tais momentos são muito vivos. Nesta hora em que ela não traz a influência de outro personagem, você vê aonde Ashley quer chegar”, diz Jasmine Cephas Jones.
A atriz comenta que a participação feminina vai muito além da protagonista. “Você tem outras personagens fortes, como também mulheres dirigindo os episódios, produzindo e escrevendo.” Helen Hunt chegou à série de maneira bem inusitada. Casal se lembra de um dia ter visto o tuíte da atriz sobre o filme “Blindspotting” no mesmo momento em que ele assistia, em casa, ao longa “Twister” (1996), estrelado por ela.
“Achei uma feliz coincidência, agradeci a ela a menção e sugeri de nos encontrarmos. Fomos a um pequeno cinema em Santa Mônica, com não mais do que seis pessoas na sala. Depois, fomos almoçar e falamos de roteiros. Ficamos amigos rapidamente”, lembra Casal.
Ele já tinha um papel para Helen Hunt na cabeça, mas ficou receoso de propô-lo à atriz. “Era uma série de dois caras que nunca tinham feito TV”, explica. Até que, com muito jeito, falou de Rainey. Hunt pediu para ler o roteiro, depois mandou várias observações e deu seu OK para o projeto. “Quisemos ser melhores porque estávamos contracenando com Helen Hunt”, diz ele.
OAKLAND
Assim como o filme, “Blindspotting” foi totalmente rodada em Oakland. “Representar uma cidade em um filme é impossível. Foi bom porque com a série tivemos mais tempo para explorar a dança, a música, o jeito que as pessoas falam”, comenta Casal.“Sou do Brooklyn, e Oakland me lembra de lá. As pessoas têm muito orgulho da cidade e há quase que uma certa musicalidade no sotaque. Acho que dá para sentir essa diversidade na série”, acrescenta Jasmine.
A série foi rodada entre novembro de 2020 e março de 2021. O pior momento possível, diz Casal. “Foi um pesadelo. Se alguém espirrava, todo mundo tinha de sair do lugar da gravação. Cenas de carros eram só com as portas abertas. E também máscaras, testes, com os hospitais na máxima capacidade. Foi insano. Por outro lado, mostrou o quanto queríamos contar essa história”, finaliza ele.
“BLINDSPOTTING”
• Série em oito episódios. Estreia neste domingo (13/06), na Starzplay. Será exibido um novo capítulo por domingo